A Prefeitura de Cuiabá anunciou na noite desta quinta-feira (06) que das 35 escolas em pior estado, 33 já foram atendidas pela força-tarefa, restando apenas duas, cujos serviços serão finalizados até sábado (8). Na última semana o prefeito Abilio Brunini (PL) anunciou o adiamento do início das aulas, em uma semana devido a necessidade de manutenção nas unidades, sendo as em estado crítico, listadas como 15 à época, consideradas prioritárias.
Apesar do prazo curto para início das aulas, marcado para a próxima segunda-feira (10), a Prefeitura reiterou o compromisso de oferecer um ambiente adequado para o aprendizado, garantindo que todas as escolas estejam prontas para receber seus alunos na data combinada.
Ainda conforme a gestão, todas as 179 unidades estão recebendo ações visando o início das aulas. Os trabalhos incluem reparos em telhados, revisão elétrica, manutenção hidráulica, limpeza de calhas e grelhas, além de ajustes estruturais necessários para garantir segurança e conforto aos alunos. A estratégia adotada priorizou as escolas mais críticas, possibilitando a rápida resposta e a ampliação das equipes para cumprir o cronograma.
Além das manutenções previstas pela equipe de obras, a equipe da Limpurb também efetuou a capinagem, varrição, poda, roçagem nas calçadas, pintura de meio-fio, além da manutenção no sistema de iluminação pública nas vias com maior fluxo de estudantes em 91 unidades.
De acordo com Leonardo Brandão, engenheiro técnico responsável pela coordenação dos trabalhos, essa é a primeira vez que tantas escolas recebem manutenção em tempo recorde. "Foi um desafio enorme, mas estamos concluindo com sucesso. Algumas unidades precisarão de ajustes após o início das aulas, na segunda-feira (10), mas estão aptas para receber os alunos com total segurança. Nós tínhamos uma meta de 15 escolas mais críticas, contudo quando iniciamos os trabalhos os diretores foram demandando nossa equipe e o número mais que dobrou de unidades atendidas", afirmou.
Além das melhorias na infraestrutura, a Secretaria de Educação também segue em ritmo acelerado na organização administrativa das escolas. A secretária Solange Dias destacou que, paralelamente às manutenções, sua equipe está finalizando a gestão de professores, diretores, secretários e coordenadores. "Enfrentamos desafios grandes, mas conseguimos avançar. Agora, estamos garantindo que todos os 60 mil alunos possam voltar às aulas com segurança e estrutura adequada", disse.
Escolas com trabalhos em conclusão
1. CEIC Prof Monserat Ismenia de Moraes
2. EMEB Floriano Ocheneki
3. CEIC Josefa Catarina de Almeida
4. EMEB Quintino Pereira de Freitas
5. CEIC Aecim Tocantins
6. Creche Laís Amicucci Soares Martins
7. Creche Municipal Risoleta Neves
8. Creche Municipal João Batista Scalabrini
9. EMEB Santa Cecília
10. CMEI Paulo Ronan
11. CMEI Cel. José Meirelles
12. CMEI Joana Mont Serrat
13. CEIC Prof João Crisóstomo de Figueiredo
14. CMEI Auro Ida
15. EMEB Alzira Valladares
16. CMEI Jairo Cuiabano Corrêa da Costa
17. CMEI Manoel de Barros
18. Creche Municipal Santa Inês
19. EMEB Orzina de Amorim Soares
20. EMEB Tenente Octacílio Sebastião da Cruz
21. CMEI Ady de Figueiredo Mattos
22. EMEB Tereza Benguela
23. CMEI Sérgio Luiz Ferreira da Silva
24. Creche Municipal José Nicolau Pinto
25. EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva
26. CEIC José Gabriel
27. EMEB Rural do Nova Esperança – EMEMBEC
28. CEIC Municipal Francisco Santana
29. EME Prof Rita Caldas Castrillon
30. CEIC Rosângela Campos
31. EMEB Doze de Outubro
32. EME Marechal Cândido Rondon
33. EMEB Santa Cecília
Escolas com conclusão no sábado
1. Creche Municipal Maria Nery Batista Ribeiro
2. EMEB Celina Fialho Bezerra
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.