O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) abriu um canal de denúncias para que profissionais de saúde e a população relatem problemas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá. A medida foi tomada após diversos relatos de dificuldades nas UBSs, especialmente após o falecimento de uma mulher de 41 anos no Hospital Municipal de Cuiabá, que havia dado entrada em estado grave na UBS do Tijucal. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail verdadeubs@crmmt.org.br.
Diogo Sampaio, presidente do CRM-MT, destacou que as UBSs de Cuiabá não têm estrutura adequada para atender casos de urgência, contrariando a posição da Prefeitura de Cuiabá, que incentiva a população a buscar essas unidades. Segundo Sampaio, isso expõe tanto os profissionais quanto os pacientes a riscos desnecessários, pois as UBSs não estão preparadas para esse tipo de atendimento.
Os relatos que chegaram ao CRM-MT apontam problemas como atendimentos inadequados, falta de equipamentos e complicações devido à desorganização no fluxo de pacientes. Além disso, a situação envolve o risco à segurança dos pacientes, como a infusão de soro na recepção, e o aumento da violência contra os médicos, incluindo assédio moral por parte de autoridades.
O canal de denúncias também irá abordar questões como encaminhamentos inadequados, ausência de equipamentos e intimidação por funcionários da Prefeitura.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.