A deputada estadual e secretária-geral do MDB em Mato Grosso, Janaina Riva, sugeriu os deputados federais Juarez Costa e Emanuelzinho para compor uma chapa de "consenso" articulada pelo presidente do partido, Carlos Bezerra. Juarez, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do MDB, está em campanha desde 2024, quando a última executiva da sigla foi eleita. Na ocasião, ele chegou a se lançar como candidato à presidência, mas foi acordado que Bezerra assumiria o cargo pela última vez, encerrando sua trajetória à frente do diretório.
Emanuelzinho, vice-líder do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados, deve trocar de cadeira com o colega de bancada em Brasília, assumindo a vice-presidência.
Conforme Janaina, a intenção de Bezerra é impor uma pausa às "desavenças internas" no MDB que acabaram implodindo o partido. A falta de sintonia entre os filiados enfraqueceu as bases pelo estado, implicando em uma sequência de derrotas nas eleições municipais de 2024. Segundo ela, essas "divisões" são históricas.
LEIA MAIS: Carlos Bezerra admite saída da presidência do MDB em Mato Grosso: "está na hora"
"O partido é um partido de divisões. Historicamente, o MDB sempre foi dividido. Aqui em Mato Grosso não é diferente. Temos desavenças internas, mas isso não muda o fato de que todos nós queremos o melhor para o MDB no futuro. O próprio Carlos Berzerra tem construído uma chapa que seja de consenso. Mesclando grupos que fazem parte do MDB. Seja o Juarez Costa, Emanuelzinho. O obejtivo é fazer um grupo com que todos sejam contemplados", falou Janaina Riva à TV Vila Real nesta segunda-feira (24).
A deputada pontuou que para conciliar o grupo é preciso "diálogo" e nesta fase que Bezerra está concentrado. O presidente do partido tem procurado as lideranças, conversado individualmente para chegar a uma chapa e apresentá-la à votação. "É claro que vai ter discussão", asseverou Riva.
A saída de Carlos Bezerra da presidência do MDB marca o fim de uma era histórica entre os emedebistas e a abertura de espaço para o surgimento de novas lideranças, oxigenando o partido.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.