Em uma operação conjunta, a Polícia Federal, em parceria com outros órgãos de segurança e fiscalização, desferiu um duro golpe contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Cáceres (a 216 km da Cuiabá). A ação, que durou três dias, visou combater a extração ilegal de ouro e expulsar os invasores da área indígena.
Durante a operação, as autoridades inutilizaram diversos equipamentos utilizados na atividade de garimpo ilegal, como escavadeiras hidráulicas, tratores, caminhões e geradores. Além disso, foram apreendidas armas de fogo e munições de diversos calibres, demonstrando o caráter violento e organizado das atividades criminosas na região.
A operação deriva de solicitação encaminhada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informando o agravamento da situação nos garimpos da TI Sararé. Milhares de garimpeiros estariam usurpando matéria-prima da União por meio da extração ilegal de ouro, sendo ainda registrados outros crimes na região.
Caberá à Polícia Federal identificar os proprietários dos maquinários, visando esclarecer a participação nos crimes reprimidos. Os suspeitos poderão responder na esfera penal e administrativa pelos atos praticados.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.