Em um mutirão extra, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Vigilância Sanitária, junto com a Limpurb e a Defesa Civil de Cuiabá, realizaram uma força-tarefa no bairro Jardim Florianópolis, epicentro da explosão de casos de arboviroses na capital. A escolha do bairro para a edição nesta quarta-feira (26) se deu devido ao alto número de casos de doenças transmitidas pelo aedes, às condições socioeconômicas e ao índice de autoinfestação do mosquito.
O cenário epidemiológico de Cuiabá preocupa as autoridades de saúde. De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, houve um aumento de 204,5% nos casos confirmados de dengue e de 1.913,3% nos casos de chikungunya em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, 90% das residências vistoriadas apresentaram focos do mosquito.
Dentre as novidades desta edição do mutirão, destaca-se a inclusão do atendimento odontológico para identificar possíveis sintomas bucais relacionados às arboviroses. “Estamos alertando a população sobre a importância de buscar orientação médica e odontológica caso apresentem sintomas de arbovirose, pois podem comprometer também o aparelho bucal”, destacou a coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho.
Sobre a continuidade dos mutirões, a SMS informou que haverá uma avaliação dos resultados para decidir sobre a permanência das mobilizações. “Antecipamos essa edição, que ocorreria no sábado de carnaval, para evitar transtornos e garantir maior adesão da população. Agora, vamos reavaliar a eficiência da estratégia antes de definir a continuidade das ações”, informou Alessandra.
Ainda conforme a coordenadora, apesar da intensificação das ações, os números de arboviroses continuam elevados, reforçando a necessidade do engajamento popular. “Temos avançado em diversas frentes, mas a luta contra o mosquito Aedes aegypti depende da participação de todos. Precisamos que a população abra suas residências para a visita dos agentes e realize denúncias caso identifique focos do mosquito. Somente com essa colaboração conseguiremos reduzir os casos e proteger a saúde de todos”, alertou.
A atuação dos fiscais da Vigilância Sanitária tem sido essencial para a eliminação de criadouros e a fiscalização de imóveis com irregularidades sanitárias. Para reforçar esse trabalho, foi criado um canal de denúncias no site da Prefeitura de Cuiabá, onde a população pode informar sobre possíveis focos do mosquito em terrenos baldios e imóveis abandonados.
A Vigilância Sanitária reforça a importância da colaboração de todos os cidadãos na eliminação dos criadouros do mosquito. A população deve manter seus quintais limpos, eliminar recipientes com água parada e permitir o acesso dos agentes de endemias e fiscais da vigilância sanitária para as inspeções. Pequenas atitudes podem fazer a diferença na prevenção das arboviroses e na proteção da saúde coletiva.
Para denúncias e mais informações sobre as ações de combate ao Aedes aegypti, acesse o site oficial: www.cuiaba.mt.gov.br.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.