Em março, o saneamento cuiabano recebe mais um importante avanço: o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul. Construída pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, a nova estação terá capacidade inicial para tratar 60 litros de esgoto por segundo, beneficiando diretamente cerca de 42 mil pessoas na primeira etapa. A previsão é que as obras sejam concluídas em julho de 2026.
Localizada no bairro Loteamento Jardim dos Pinheiros, a ETE Sul atenderá 20 bairros da região Sul. No total, serão contempladas mais de 12.500 economias, entre residências e comércios. "Essa obra é um marco para o saneamento básico em Cuiabá. Estamos investindo em infraestrutura moderna e eficiente para melhorar a qualidade de vida da população e proteger o meio ambiente," afirma Leonardo Menna, diretor geral da Águas Cuiabá.
A nova estação será equipada com a tecnologia Moving Bed Biofilm Reactor (MBBR), um sistema avançado que utiliza biomídias móveis, estruturas que otimizam a degradação da matéria orgânica, e consequentemente o tratamento biológico do esgoto. Esse método combina eficiência no uso do espaço com alta capacidade de remoção de matéria orgânica e nutrientes, garantindo que o efluente tratado seja devolvido à natureza dentro dos padrões ambientais exigidos.
Além de contribuir para a saúde pública e a preservação ambiental, o projeto impulsionará o desenvolvimento urbano sustentável nos bairros atendidos. "Estamos construindo uma infraestrutura que não apenas atende às demandas atuais, mas também prepara Cuiabá para um futuro mais sustentável," conclui Menna.
Com previsão de expansão para atender até 180 litros por segundo em etapas futuras, a ETE Sul representa um avanço significativo na infraestrutura sanitária de Cuiabá, promovendo saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para milhares de cuiabanos.
Os bairros atendidos pela unidade incluem o Condomínio Residencial Garça Branca, Condomínio Residencial Ipê Amarelo, Condomínio Residencial Tuiuiú, Jardim das Oliveiras, Jardim Presidente II, Loteamento Parque Bela Conquista, Parque Cuiabá, Parque Residencial Coxipó, Residencial Altos Do Parque I, Residencial Altos Do Parque II, Residencial Altos Do Parque III, Residencial Altos do São Gonçalo, Residencial Novo Parque, Residencial Santa Terezinha, Residencial Santa Terezinha I, Residencial Santa Terezinha II, São Gonçalo I, São Gonçalo II, São Gonçalo III e Residencial Itapajé.
ÁGUAS CUIABÁ
Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.