O vereador por Cuiabá, Ilde Taques (PSB), pediu ao seu padrinho político, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), que intermediasse uma agenda com o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), Marcelo Oliveira, para discutir as obras do BRT (ônibus de trânsito rápido). Taques anunciou a articulação durante discurso do presidente da Comissão de Obras da Câmara, Alex Rodrigues (PV), na tribuna nesta terça-feira (4). Enquanto Alex falava sobre as reclamações de comerciantes no entorno da Avenida do CPA, Ilde se antecipou e deu a notícia que o presidente da AL iria interceder pela Câmara no Paiaguás.
"Conversei com o presidente da Assembleia ontem e ele vai marcar uma audiencia na comissão e com o secretário Marcelo Oliveira para falar sobre o BRT", falou.
Ilde Taques mantém uma relação próxima com o novo presidente da Assembleia que, por sua vez, faz parte da base do governo do Estado. Já a Comissão de Obras da Câmara segue nas mãos de dois vereadores que podem atuar sob a influência do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), inimigo declarado do governador Mauro Mendes (UB) e responsável por atravancar as obras do BRT em meio a uma guerra jurídica até o ano passado, quando o projeto finalmente chegou às ruas de Cuiabá.
Alex, cuja fala foi interpelada por Ildes, é filiado ao PV, sigla presidida em Mato Grosso pelo ex-vice-prefeito José Roberto Stopa (PV). O vice-presidente da Comissão é Dídimo Vovô (PSB) que, embora seja correligionário de Ilde, estava na base de Emanuel e apoiou a chapa da oposição à Mesa Diretora que teve como primeiro candidato Jeferson Siqueira (PSD) e depois Chico 2000 (PL), dois vereadores resistentes à gestão do prefeito Abilio Brunini (PL).
Os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), Dra. Mara (Podemos) e Kássio Coelho (Podemos) são os vereadores que estão como membros suplentes na Comissão de Obras.
FUTURO DO BRT É INCERTO
O futuro do modal é incerto. O governador Mauro Mendes (União Brasil) aguarda estudo da Procuradoria Geral de Estado (PGE-MT) para definir se haverá a quebra do contrato com as empreiteiras que formam o Consórcio BRT. O atraso do cronograma não tem agradado o governador. O projeto foi licitado para que a entrega fosse feita em 2024.
Porém, as empresas sinalizaram prejuízos pela falta de licenças do ex-prefeito Emanuel Pinheiro, defensor do VLT (veículo leve sobre trilhos), para alegar que não conseguiriam cumprir o prazo. Mendes cedeu e prorrogou o contrato, assinando um termo aditivo. A nova entrega foi projetada para 2026, mas o Consórcio já sinalizou que não conseguirá cumpri-lo.
COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Presidente: Alex Rodrigues (PV)
Vice-presidente: Dídimo Vovô (PSB)
Membro: Ilde Taques (PSB)
Membro suplente: Cezinha Nascimento (União Brasil)
Membro suplente: Dra. Mara (Podemos)
Membro suplente: Kássio Coelho (Podemos)
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Sebastião 04/02/2025
Os deputados de oposição deveriam pedir intervenção federal no Estado de Mato Grosso, tem escolas em reforma desde 2022. Agora temos o BRT, esse tipo de transporte obsoleto deveria ser reputiado, essa construção não termina antes de 2026, ou seja o Governo de Mauro Mendes é incompetente na área de construção, muito péssimo nessa área.
1 comentários