O secretário de Estado de Educação (Seduc-MT), Alan Porto, negou ter intenção de concorrer a deputado estadual ou federal nas eleições de 2026. Segundo ele, o seu foco está em cumprir a meta dada pelo governador Mauro Mendes (UB), deixando Mato Grosso entre as cinco melhores educações do país. Atualmente, o Estado está em oitava colocação no ranking nacional.
Porto também criticou a antecipação das discussões políticas. O secretário entende que esse tema deve ser abordado no ano eleitoral para não prejudicar as gestões.
LEIA MAIS: HNT TV: 86% dos pais aprovam a proibição dos celulares nas escolas, afirma secretário
"Não tenho pensando nisso até porque a gestão do governador Mauro Mendes é uma gestão muito voltada para resultados. A gente está muito mais preocupado em entregar e política tem que ser pensada no ano político. O problema que a gente enfrenta é sair da política e entrar de novo em uma discussão política", falou Alan Porto ao HNT TV.
"O meu pensamento hoje é fazer com que a Educação de Mato Grosso chegue entre as cinco melhores educações do Brasil. É uma missão do governador, uma meta que o governador pautou para nós esse ano", completou o secretário.
Alan iniciou sua trajetória como secretário na gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, e continuou quando Mendes venceu sua primeira candidatura e assumiu o Alencastro. Em seguida, o ex-governador Pedro Taques (sem partido) o convidou para ser adjunto na Educação. No ano de 2018, no primeiro mandato de Mauro no governo, Porto foi promovido a titular da Pasta.
LEIA MAIS: HNT TV: Educação era "secretaria de RH" e recebia menos de 1% da LOA, diz Alan Porto
O secretário reiterou que não tem nenhum projeto para concorrer em 2026 e nos próximos meses estará acompanhando de perto o trabalho dos servidores da Educação para cumprir a missão passada.
"Éramos o 22º e chegamos em 8º. Você manter ali e crescer demanda um foco muito grande na equipe. Vou estar acompanhando de perto como as escolas estão. Esse ano a gente teve um dos melhores anos letivos da história, sem problemas de escola com infraestrutura, falta de professor, um acolhimento excelente em nossa rede, os alunos engajados e assim que vamos continuar até o final de 2026, até quando Deus permitir que a gente esteja nessa função", concluiu Porto.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.