A partida estava marcada para terça, mas foi adiada devido à chuva na capital argentina. Fonseca vinha de duas derrotas seguidas, a queda na segunda rodada do Aberto da Austrália, em janeiro, e o revés no único jogo que disputou no confronto entre Brasil e França, pela Copa Davis, no dia 1º deste mês.
Nesta quarta, ele superou o rival argentino com evidente superioridade e resistiu à pressão da torcida argentina. O rival de 25 anos, mais experiente, já foi o 27º do ranking. Fonseca é o atual 99º do mundo.
Nas oitavas de final, o brasileiro vai enfrentar outro tenista da casa. Federico Coria (115º do mundo) avançou na chave ao superar o francês Hugo Gaston (91º) por 6/3 e 6/2. Fonseca e Coria, que entrou na chave como "lucky loser", nunca se enfrentaram no circuito.
Apesar da torcida contra, o brasileiro não demonstrou nervosismo nos primeiros games da partida e fez um duelo equilibrado até o sexto game, quando passou a dominar o set. Ele aproveitou o primeiro break point para faturar a quebra de saque e abrir vantagem no placar.
Ao sacar para fechar o set, Fonseca encarou seu primeiro break point e a pressão da torcida. Mas resistiu sem oscilar, evitou a quebra e fechou a parcial em seguida, esbanjando solidez em quadra.
O segundo set começou com pancadaria de fundo de quadra e seguidas bolas vencedoras do brasileiro (foram 34 ao longo da partida), que arrancava aplausos da torcida argentina. Neste ritmo, faturou outra quebra e fez 1/0. A vantagem, contudo, durou pouco porque o argentino devolveu a quebra logo no game seguinte.
Apesar disso, Fonseca seguia superior em quadra. No quinto game, teve oportunidade de nova quebra, mas não teve sucesso. A vantagem veio no sétimo game: 4/3. Superior tanto no fundo de quadra quanto na rede, o brasileiro encaminhou a vitória e a vaga nas oitavas de final, confirmando o bom momento no circuito.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.