O deputado estadual Airton Rondina ‘Português’, do PSD, partido aliado do governo Silval Barbosa (PMDB), agora é “independente” em suas ações parlamentares. Isso significa que ele poderá até votar contra projetos governistas ou mesmo truncar, caso julgue necessário, a tramitação dessas matérias na Assembleia Legislativa.
O fator determinante para a “independência” admitida por Português foi a saída da irmã dele, Vanice Marques, do cargo de secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ela, que é indicação do PSD, pôs o cargo à disposição, ao alegar “boicote” interno por parte dos servidores ligados ao PT, partido que comanda a Seduc há seis anos, atualmente dirigida por Ságuas Moraes, pela segunda vez. Vanice já foi secretária de Desenvolvimento do Turismo último ano do governo Blairo Maggi.
|
Em função disso, segue ele, Vanice procurou o presidente do PSD no Estado, vice-governador Chico Daltro, e “pediu para que fosse demitida”.
Vanice Marques, conforme o deputado, tinha o objetivo de ajudar a melhorar os trabalhos da Seduc quanto à infraestrutura escolar, mas não teria encontrado espaço para por em prática suas ideias.
“Sentimos que o secretário Ságuas e a maioria de lá da direção, que é do PT, se sentiram ameaçados lá dentro, pela qualificação que minha irmã tem, pois ela é formada em contabilidade e curso de pós-graduação em auditoria, e por isso eles se fecharam lá e não deram nenhuma liberdade para o trabalho dela”, diz Airton Português.
SILVAL SALVO
O parlamentar pondera que a crítica não é direcionada ao governador Silval Barbosa, e “sim das pessoas que estão no entorno dele; ele está muito mal acompanhado e precisa fazer uma reforma”.
Por acaso ou não, essa reforma teria, ainda conforme o peessedista, que começar pela pasta da Educação.
“A Seduc hoje tem contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e hoje não dá certo com ninguém, nem com Ministério Público, nem com os deputados estaduais, nem com os senadores, porque tá todo mundo batendo na Seduc e isso pra mim é péssima gestão”, insiste.
Para Português, além desses argumentos ligados à Secretaria de Educação, ainda há outras demandas que o movem a optar pela “independência” na Assembleia, a exemplo das condições precárias de rodovias estaduais, como as que ligam Mirassol D’Oeste a Jauru e a comunidade de Caramujo ao do município de Salto Do Céu, ambas no Oeste de Mato Grosso.
OUTRO LADO
O secretário Ságuas Moraes contesta o deputado. Em entrevista por telefone ao HiperNotícias, Ságuas negou que sua pasta seja uma “secretaria de porteira fechada” comandada pelo PT.
|
Já sobre a acusação mais grave de Português, de que o secretário e outros diretores se sentiram “ameaçados” pelo currículo de Vanice Marques, especialmente por ser pós-graduada em auditoria, Ságuas Moraes afirma que isso não tem “nada a ver".
"Na Seduc procuramos fazer as coisas de forma correta. Estamos lá há seis anos e ninguém nunca achou nada de errado na nossa gestão, exceto uma coisinha aqui ou outra ali, mas nada grave; e, depois, eu nem sabia da formação dela (Vanice); pra mim ela era economista. Mas independente disso, ela entrou lá pra ser adjunta”, responde.
O petista alegou ainda que pessoalmente não teve nenhuma desavença com a irmã de Português, mas admite que possa ter havido algum problema de relacionamento entre ela e outros servidores da Seduc.
Ságuas também admite que a expectativa do PT, antes da entrada de Vanice Marques na Seduc, era que essa vaga de secretaria-adjunta fosse ocupada pela engenheira Nuccia Maria Gomes de Almeida.
“Ela (Nuccia) está na Seduc desde 2007 e se filiou no PT há pouco tempo, mas aí coincidiu com a entrada do apoio do PSD ao governo e então ganhou a indicação da Vanice”, aponta Moraes.
PORTARIA
Vanice Marques, conforme o secretário, não teria gostado da formação de uma comissão, definida por portaria na Seduc, que não constava o nome dela.
“Essa comissão não previa a inclusão de adjuntos e seria para montar os processos que vão para licitação, e com isso cuidar da execução das ações dos recursos federais, mas, de toda forma, esse processo todo teria que ter a assinatura do adjunto, que no caso era a Vanice”, acrescenta o secretário.
NO PÁREO
Vanice Marques, embora tenha pedido pra deixar a Secretaria Adjunta de Estrutura Escolar da Seduc, ainda não teve sua exoneração publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Ela foi nomeada em 13 de janeiro passado.
Enquanto isso, o nome da engenheira civil Nuccia Maria Gomes de Almeida continua sendo a sugestão petista para o lugar de Vanice.
“O PT não retirou a indicação dela, mas a decisão será do governador”, frisa Ságuas Moraes.
Hugo Dias/HiperNotícias |
Para o líder do PSD, Walter Rabello, postura do colega não é do partido: "Silval cumpre umas coisas e outras não" |
A decisão pela atuação independente de Português não é uma postura partidária. É o que afirmou à reportagem o líder do PSD na Assembleia, Walter Rabello. Ele disse reconhecer o direito parlamentar do colega, mas salientou que não há nenhum encaminhamento para que a mesma postura seja seguida pelos demais deputados social-democratas.
“É uma ação isolada dele (Português), que deve ter seus motivos, e nós respeitamos isso. O PSD também tem cobranças do cumprimento de acordos feitos do governador com o partido. Ele cumpriu uns e não cumpriu outros, mas o partido acredita que ele (Silval) ainda está dentro do prazo para cumprir, por isso ainda tem o nosso crédito”, afirma Rabello.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
23/03/2013
Tem que ter concurso...s´assim acaba esta leiteria ....
mara 22/03/2013
O PT É TÃO FORTE DENTRO DA SEDUC QUE NÃO DEIXA NEM CHAMAR OS PROFESSORES CLASSIFICADOS ACIMA DE 50%DOS PONTOS PRA ELES FAZEREM CONTRATOS KK. OU SEJA, CABIDE DE EMPREGO NE SÁGUAS??? QUE JOGA A CULPA NO FAIAD POR NÃO NOMEAR, QUE JOGA A CULPA NO GOVERNADOR ??? CADÊ O TCE DE MT???
benedito rufino da silvab 22/03/2013
Deputado Português! Ainda não se cansou de encher a burra de dinheiro? Ainda não se cansou de se atrelar nas tetas do Governo? Lembra-se de quando o senhor era pretendente ao cargo de Vereador malhava os políticos, lá em Araputanga? Lembra-se que o senhor distribuiu parte dos seus salários de Vereador depois não mais distribuiu nada ás suas eleitoras? lembra-se que o senhor está mais apagado na Região da Grande Cáceres do que pavio de vela acesa? Agora passa a malhar o PT como se o senhor fosse um coitadinho tão necessitado de cargos além das centenas que seu partido detém no Governo! Sua irmã deveria cuidar de suas fazendas - uma vez que não é casado! pra que tanta ganância? vocês deitaram e rolaram na Infraestrutura da SEDUC! Achou pouco?
Francisco Lopes Moreira 22/03/2013
Deixe-me assuntar se entendi: Enquanto seus "bezerros" estiverem "encaixados nas tetas" da(s) Secretaria(s) tá tudo certo... Pode haver tudo quanto é tipo de sujeira embaixo do tapete que ninguém vê nada... Ninguém escuta nada... Ninguém fala nada... Ninguém sabe de nada... Mas, porém, tovia, contudo, depois que os mesmos são "desmamados" as presepadas aparecem... É a festa do poder... E viva a farra com a estrutura pública!!! Francisco Lopes Moreira franciscolmoreira@hotmail.com Cuiabá-MT
Antonio 22/03/2013
Essa irmã do portugues chegou na seduc achando que era secretaria de estado, falando que era a entendida com vários cursos e faculdades, mas na hora do pega pra capa nao sabia nem olhar uma medição ou uma planilha de obra. Tudo esse barulho é por causa que ela nao iria conseguir atender os interesses do irmao dela. Basta dar uma olhada no site do portugues e olhar as indicações de quadras a serem construidas que ele diz que solicitou mas que na realidade já estava programada para ser executadas a mais de uma ano, e agora no final tava querendo ser o pai da obra. Como sempre mais usando a população e os meios de comunicação para matar a sua raiva pessoal!!! Não adianta perdeu!!!!
Gustavo de Lima 22/03/2013
O ridículo é que a capacidade técnica dos envolvidos na pendenga, a experiência com educação ou o compromisso com a sociedade nem estejam em debate. A negociação de vaga da irmã do deputado é uma vergonha. O legislativo é só um balcão de negócios pra barganhar vantagens no executivo. É caro e ineficiente.
ana 22/03/2013
Não conheço nenhum dos envolvidos nessa pendenga, mas vamos e convenhamos Sr. Governador Silval essa situação merece ao menos ser apurada - o tempo de curral eleitoral já passou - e sendo a Seduc uma Secretaria das mais importantes do Estado, responsável por zelar pelas necessidades básicas dos cidadãos que é a Educação, não é viável e nem razoável que seja colocada inteiramente nas mãos de um partido político (principalmente considerando as situações atuais que envolvem o PT), onde estão livres e autorizados a fazer ali dentro tudo que bem entender!!! É BOM ABRIR O OLHO!!!!
Imazapyr 22/03/2013
Isso ai portugues bota pra derreter!
8 comentários