A maioria dos casos de dengue, chikungunya e zika registrados em Mato Grosso deste ano acometeram mulheres segundo painel de monitoramento de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT). Os dados se referem ao período entre 1º de janeiro a 11 de fevereiro.
Em relação a chikungunya, 10.424 ocorrências prováveis no período, com 8.430 confirmados. Já são 11 óbitos e três mortes em investigação. A taxa de incidência é de um caso a cada 100 mil habitantes. A maioria dos registros se deu em mulheres, na faixa etária acima de 65 anos, sendo 63.32% do sexo feminino e 36.45% homens.
Para a dengue, 9.770 casos prováveis, sendo 5.391 confirmado. Uma pessoa morreu e cinco óbitos estão em investigação. A maior parte dos casos acometeu mulheres com idade entre 40 e 44 anos, sendo 55,83% do total de registros.
No que diz respeito à Zika, 51 casos prováveis e oito confirmados. Não há registro de óbito para a doença. Além disso, os números representam 54,9% acometeu mulheres, contra 45,1% em homens.
Prevenção
Os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, já que a população desempenha um papel primordial no controle vetorial.
São eles: Manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; Esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais; Não colocar lixo em terrenos baldios; Manter as caixas d´água sempre tampadas; Observar vasos e pratos de plantas que acumulam água parada; Observar locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso; Receber a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas; Manter pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água em local coberto
Entenda a diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya
Dengue
Caracterizada por febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que variam em gravidade.
Zika
Associada a complicações neurológicas, é especialmente preocupante em gestantes devido ao risco de malformações em seus bebês.
Chikungunya
Provoca febre e dores articulares intensas, muitas vezes persistindo por longos períodos, com sintomas que apresentam risco de se tornarem crônicos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.