O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta indicando perigo para chuvas intensas em boa parte do Estado. O domingo continua chuvoso com alerta laranja, um dos mais severos.
A segunda-feira (3), o sol intercala com o céu nublado com pancadas de chuva isoladas.
Na região de Cuiabá foi emitido alerta amarelo, que indica perigo potencial para o fenômeno. A temperatura fica em 24°C e a máxima em 31°C. Para segunda-feira (03), a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), a mínima permanece em 21°C e a máxima 29 °C, neste domingo. Na segunda, o tempo continua nublado com pancadas de chuvas e pouca mudança na temperatura, sendo a máxima chega a 30°C.
Já em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), o domingo e segunda, o calor prevalece com 37°C e 36°C, de máxima respectivamente.
Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), sobe um pouco mais, o domingo, sendo a máxima chega a 31°C e na segunda-feira, oscila entre 22°C e 29°C.
Em Sinop e Sorriso, ao norte de Cuiabá, não muda e a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e as temperaturas fica entre 23°C e 27°C, domingo e segunda-feira.
MONITORAMENTO
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), o acumulado de chuvas em Mato Grosso, do início de janeiro até dia 30 de janeiro, foi de 254 milímetros.
Neste sábado, a Defesa Civil emitiu o alerta de perigo para chuvas intensas previstas para 99 municípios do Estado. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem atingir até 60 milímetros por hora, com ventos intensos de até 100 km/h.
Também foi emitido alerta de perigo potencial devido às chuvas que podem atingir até 30 milímetros por hora, com ventos intensos de até 60 km/h. A umidade varia entre 95% e 65%.
Na segunda semana de fevereiro, a tendência é que os dias esquentem, serão dias com chuvas e temperatura quente. Como a atmosfera tem humidade e com a elevação da temperatura, pode ocasionar chuvas com pancadas, mas também de dias ensolarados.
A Defesa Civil também segue monitorando 45 municípios devido às chuvas em MT devido as chuvas intensas que atingem o estado desde o início de janeiro. Os municípios monitorados estão classificados com status de atenção pela Defesa Civil do Estado, por terem sido atingidos pelas chuvas e sofrido inundações em vias públicas, imóveis ou terem pontes e estradas danificadas. No entanto, eles não estão mais na situação caracterizada como emergência, como é o caso de alagamentos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.