O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou durante a sessão inaugural da Câmara nesta segunda-feira (3) que encaminhará aos vereadores mensagens para revogar a taxa do lixo, criar as Secretarias de Segurança e Esporte. Abilio disse que pretende promover a descentralizar a administração por meio de 21 subprefeituras.
O modelo de gestão atual subdivide o poder do Executivo em quatro polos: Norte, Sul, Leste e Oeste. No projeto que será discutido pelos vereadores estará uma nova divisão, cada região terá três subprefeituras e haverá também uma específica para concentrar as demandas do Cinturão Verde. Segundo ele, o objetivo é aumentar a capilaridade do poder público nos bairros.
"Dividir aumenta a nossa capacidade de servir a população, desburocratizando o serviço público. Serão mais pessoas na ponta atendendo os moradores, inclusive, auxiliando para que a Prefeitura possa ter mais capilaridade. Antes era dividido em quatro regiões. Só que o Leste era demasiado grande, como o Sul, não conseguindo atender a população. A subdivisão não gera despesa, ela simplesmete desburocratiza e descentraliza", explicou o prefeito.
Mas a pauta de maior interesse de Abilio pelo peso político agregado é a revoção da taxa do lixo. A queda da cobrança é uma das suas promessas de campanha. Ele pediu o apoio dos vereadores.
"Vamos revogar essa taxa e acredito que teremos o apoio praticamente de todos os parlamentares dessa Casa", falou.
CRIAÇÃO DE SECRETARIAS
Como parte da reforma administrativa, Abilio determinou a reordenação de secretarias, criando, inicialmente, a pasta da Segurança e desmembrando o Esporte da Cultura. Em janeiro, segundo o prefeito, foram revistos 816 cargos comissionados, sendo que 43 foram extintos e os demais lotados de forma que a folha não precisasse ser aumentada. De acordo com ele, as duas novas secretarias não gerarão impactos na receita do Alencastro.
"Estamos mantendo a mesma despesa, estamos fazendo uma reforma que enxuga a máquina", garantiu.
ALVARÁS
Dentro da Secretaria de Planejamento Urbano, Abilio quer implantar a liberação online de alvarás. A proposta será desenvolvida por meio do programa "Destrava Cuiabá". A medida diminui o tempo de espera pela documentação e aumenta a arrecadação.
"O 'Destrava Cuiabá" vem apra oferecer o alvará automático. Cada um dos interessados em aprovar poderão autodeclarar suas atividades e serem resposáveis pelas obras que projetaram, desafogando o Município. Acelerando a construção civil melhorias significativas, bem como a regularização de boa parte dos imóveis", pontuou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.