O secretário de Estado de Saúde (SES), Luiz Soares, anunciou na manhã desta terça-feira (19), aumento de 2% no repasse de recursos para a Saúde estadual. O valor irá saltar dos atuais 12% para 14% da receita líquida de Mato Grosso. Há 10 anos não há reajuste no percentual direcionado á saúde, e o aumento do montante representará uma “virada” na melhoria do setor.
“Muitos governos têm os 12% como teto para o repasse, quando, na verdade, ele deve ser o valor mínimo. Com esse aumento teremos um orçamento adequado para a Saúde de Mato Grosso”, explica o secretário.
Na avaliação de Soares, o aumento no repasse é um grande passo para a “virada de chave”, para o aumento da qualidade na saúde oferecida a população. “Esperamos também que o país supere a crise para que somados os recursos estaduais com o federais que chegam todo o mês, possamos dar a tranquilidade para aqueles que são prestadores de serviços e fornecedores da Secretaria. São providentes que estamos adotando com essa equipe maravilhosa”, afirma.
Soares ressalta que o Estado não tem contrato com hospitais filantrópicos, mas que presta apoio aos municípios em unidades de média e alta complexidade, além de assistência farmacêutica básica.
“Obrigação da secretaria, na verdade, é tocar onze hospitais regionais, o hospital estadual Adalto Botelho e o Metropolitano, em Várzea Grande. O modelo de gerência é definido de acordo com cada unidade”, ressalta.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.