Na ocasião, Dorival se manteve com o acordo, previamente selado com o São Paulo, e comandou o time até o início de 2024, conquistando a Copa do Brasil - título inédito na galeria do clube. Além disso, na semifinal, eliminou justamente o Corinthians, no MorumBis, à época comandado por Vanderlei Luxemburgo.
Na ordem dos fatos: Rogério Ceni, no São Paulo, e Fernando Lázaro, no Corinthians, passavam por cobranças internas logo após eliminações precoces no Campeonato Paulista. Como mandantes, o time tricolor caiu diante do Água Santa, no Allianz Parque, enquanto os corintianos não conseguiram superar o Ituano nos pênaltis, na Neo Química Arena.
Os treinadores ainda permaneceram à frente do comando técnico até o início de abril, mas não resistiram a compromissos pela Copa Sul-Americana e Libertadores. O primeiro a se desfazer de seu treinador foi o São Paulo: mesmo após vitória diante do Puerto Cabello, da Venezuela, a diretoria são-paulina optou pela demissão de Ceni, na manhã de 19 de abril; no mesmo dia, derrota do Corinthians, em casa, contra o Argentinos Juniors selaria o destino de Lázaro.
E foi justamente essas horas, entre a demissão de Ceni e o duelo entre Corinthians e Argentinos Juniors, na Libertadores, que selaram o destino de Dorival Júnior em 2023. Julio Casares, presidente são-paulino, acompanhava a partida do rival pela TV e pressentiu, pelos resultados recentes, que a equipe iria desligar o treinador, efetivado ao cargo ao final de 2022 e não conseguiu sobreviver quatro meses na equipe.
Casares viajou, então, a Florianópolis, onde residia Dorival. Depois de ser campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022, o técnico não teve seu contratado renovado pelo Flamengo para a temporada seguinte. O clube rubro-negro optou pela contratação de Vítor Pereira, ex-Corinthians, para a disputa do Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca no primeiro semestre - sem sucesso em nenhuma das competições.
"Depois de ter fechado com a gente, Dorival me confidenciou que cerca de 15 ou 20 minutos mais tarde, naquele mesmo dia em que a gente deixou a casa dele em Florianópolis, Alessandro, que é um diretor extremamente competente do Corinthians, entrou em contato com ele e perguntou se estava livre para trabalhar. Dorival informou que já tinha um acordo conosco e confirmou a oferta para ser o nosso treinador", afirmou Casares, ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
No dia 20 de abril, o São Paulo anunciou a chegada de Dorival, que só deixou o clube no início da temporada seguinte, após receber o convite para comandar a seleção brasileira. Sem conseguir o treinador, o Corinthians optou pela chegada do técnico Cuca. Ele, no entanto, permaneceu apenas oito dias à frente do clube, em meio à pressão sobre condenação na Justiça da Suíça em 1987, sob a acusação de manter relação sexual com uma menina menor de idade, de 13 anos.
O treinador entregou o cargo após a classificação diante do Remo, na Copa do Brasil. Novamente sem um nome no comando técnico, a gestão de Duílio Monteiro Alves foi atrás de Vanderlei Luxemburgo para comandar o time até a chegada de Mano Menezes, na reta final da temporada.
O Corinthians encara o Sport neste sábado, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, sob o comando do interino Orlando Ribeiro. O novo treinador, no entanto, só deve ser anunciado na próxima semana, para a disputa da Copa Sul-Americana. Caso seja contratado, Dorival Júnior "completará" o quarteto de clubes paulistas.
Desde o início de sua carreira como treinador, Dorival já havia trabalhado no Santos (2010 e 2015-2017), Palmeiras (2014) e São Paulo (2017-2018 e 2023). Como títulos de destaque, tem duas Libertadores no currículo, duas Copas do Brasil e diversos campeonatos estaduais.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.