"Na reunião bilateral, discutimos opções para negociações comerciais bilaterais entre a Indonésia e os EUA e incentivamos uma situação comercial justa e equilibrada", afirmou o ministro indonésio. Ele informou ainda que, nas negociações em andamento, os países concordaram com parcerias comerciais e de investimento, parcerias em minerais essenciais e parcerias relacionadas à cadeia de suprimentos. "Os resultados das reuniões realizadas serão acompanhados por várias reuniões de uma a três rodadas", disse.
Segundo Hartarto, a Indonésia se comprometeu em aprofundar o comércio com os Estados Unidos, especialmente em produtos como trigo, soja, farelo de soja e bens de capital. "A Indonésia também oferecerá cooperação em minerais estratégicos e também agilizará os procedimentos de importação de produtos hortícolas dos Estados Unidos. No setor de investimentos, a Indonésia incentiva o investimento entre empresas", acrescentou, mencionando ainda cooperação nas áreas de educação, ciência, pesquisa e tecnologia, engenharia e economia digital.
Em 2 de abril, os Estados Unidos anunciaram uma tarifa de 32% sobre produtos importados da Indonésia em meio ao tarifaço do governo Trump. Posteriormente, as sobretaxas foram suspensas por 90 dias.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.