O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou que pretende hospedar parte dos turistas que vierem para os jogos da Copa do Mundo em escolas e universidades de Cuiabá. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (7), quando o governador se reuniu com o ministro do Turismo Vinicius Lages e autoridades locais, para debaterem os preparativos para a recepção dos turistas no Mundial, principalmente em relação aos locais onde ficarão alguns turistas.
A 36 dias para o evento, Cuiabá ainda não tem leitos suficientes para hospedar a demanda de 27 mil turistas que devem precisar do serviço, segundo estimativas do Ministério do Turismo. De acordo com informações da Secopa, 80% dos ingressos do primeiro jogo (Chile x Austrália) e último jogo (Japão x Colômbia) foram vendidos para estrangeiros.
|
Atualmente os hotéis da Capital e da região metropolitana de Cuiabá têm 15 mil leitos disponíveis. Além disso, os programas alternativos Cama e Café e Locação Imobiliária, já disponibilizaram 2.200 lugares, mas segundo a Secopa número não é o suficiente e esperasse chegar a marca de 4.500. Mesmo assim, ainda faltariam mais 7 mil leitos.
Segundo Silval Barbosa, o governo do Estado deve começar a negociar com essas instituições. “Agora vamos falar com as universidades e colocar os nossos colégios que têm ar condicionado em condições para muitos turistas que querem esse meio de hospedagem”, afirmou.
O ministro Vinicius Lages concordou que muitos turistas preferem hospedagens alternativas. “Alguns turistas preferem hospedagens mais baratas”, disse. O ministro declarou não haver preocupação com esse quesito, apenas um ponto de atenção devido ao excepcional número de turistas.
Silval ainda declarou que pretende investir nos programas de hospedagem alternativa. “Precisamos que a população nos ajude a receber esses turistas”, afirmou em referência ao cadastramento nos programas alternativos Cama e Café e Locação Imobiliária. Áreas de camping também devem ser cadastradas para atender a demanda.
Além disso, há um plano para implantar voos que possibilitem a saída de cerca de 6 mil turistas que possam voltar para suas casa no mesmo dia dos jogos e não precisem de hospedagem.
celso amorim 09/05/2014
Transformaram a COPA do MUNDO em jogos estudantis de 5ª a 8ª série. Eu ficava acampado nas salas de aula, tomava banho frio. Será legal ver os coreanos e japonese acampados nas escolas
Marcelo Mattos 09/05/2014
Posso estar equivocado, porém pelo que entendo escolas e universidades são estabelecimentos de ensino e não hotéis que deveriam estar prontos desde que Cuiabá foi escolhido para sediar uma das fases da Copa, especialmente se os calendários escolares estiverem atrasados como acontece em quase todos os anos e ai os estudantes é que serão os prejudicados. Novamente fica evidente e comprovado aquilo que o Secretário da SECOPA afirmou de que faltou planejamento em tudo. E bota falta nisso em estar congitando esses absurdos a pouco mais de 30 dias para o início da copa.
2 comentários