Como se a polêmica em torno da execução do viaduto da Sefaz, localizado na Avenida do CPA não fosse suficiente, agora, o nome do elevado está em discussão às vésperas de sua inauguração e o pior, a briga foi parar no Ministério Público Estadual (MPE).
Isto porque, o presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), e o vereador Marcrean Santos (PRTB) protocolaram uma representação junto ao MPE para alterar o nome do elevado que foi recentemente batizado de “Viaduto Jamil Boutros Nadaf” pelo governador Silval Barbosa (PMDB).
O documento foi encaminhado ao MPE nesta sexta-feira (07) e solicita a intervenção do órgão para exigir o cumprimento da lei n° 5.770 que denomina o viaduto como “Grande Templo”.
O projeto para nomear o viaduto com o mesmo nome da igreja evangélica localizada as margens do elevado foi apresentado pelo vereador Marcrean sob o argumento de que “o Grande Templo é considerado o maior Templo da América Latina, com capacidade de abrigar vinte e duas mil pessoas sentadas. Por isso é um monumento inserido no guia turístico de Cuiabá, como um ponto turístico. E”, afirmou o vereador Marcrean.
|
A lei foi aprovada em dezembro de 2013 e sancionada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) no final do ano passado. Inclusive, a sanção foi publicada no Diário Oficial de Contas do último dia 26.
Contudo, mesmo com a lei e o respaldo que foi concedido à Câmara que já nomeou as últimas obras inauguradas como o viaduto da UFMT batizado de “Jornalista Clóvis Roberto”, o governador Silval preferiu, ele mesmo, nomear a obra.
Um decreto publicado no Diário Oficial que circulou na última quarta-feira (5), consta a homenagem para Jamil Nadaf que é pai do chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf.
"É uma grande coincidência este viaduto receber o nome do pai do secretário Pedro Nadaf. Além do mais, já tínhamos aprovado e já foi até publicada a lei de nossa autoria que dá o nome de Grande Templo ao viaduto. Um decreto não pode sobrepor uma lei que já foi sancionada e publicada", assegura Marcrean.
Para o vereador, este é um ato arbitrário do chefe do Executivo Estadual, uma vez que está afrontando a Constituição. "Diante do exposto, solicito desta modelar Promotoria de Defesa do Patrimônio e da Probidade Administrativa que adote as medidas judiciais necessárias ao cumprimento das normas e princípios constitucionais violados, por ser questão de Justiça", pontuou o vereador.
|
Já o presidente da Casa, Júlio Pinheiro, afirmou que ao ignorar a lei municipal, Silval violou os artigos 29 e 30 da Constituição Federal, 193 da Constituição Estadual e 17 da Constituição Municipal. "Não vamos deixa esta situação passar em branco", ressalta o presidente.
Enquanto isso, o viaduto segue nomeado como Jamil e deve ser inaugurado com este nome já na próxima segunda-feira (10).
HOMENAGEM
Jamil Nadaf foi proprietário da primeira perfumaria do Estado e era grande conhecido do empresariado de Mato Grosso.
Ele foi presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT) e também presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC). Em 2009, Jamil faleceu aos 83 anos vítima de infarto.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Odeth 29/07/2014
Dar nome às ruas é uma das atividades dos vereadores. Só eles podem fazer isso, os outros podem sugerir, mas a lei p/ os nomes são eles quem fazem.
Marcos 10/02/2014
Essa camara parece piada. Muito importante esse projeto do vereador Marcrean. Deve ter sido o único apresentado até agora.. kk
josias lemes 09/02/2014
E O VIADUTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)TBM DEVERIA RECEBER HOMENAGEM COM O NOME DE UM DOS EDUCADORES E FUNDADORES DA UFMT: GABRIEL NOVIS NEVES.
ulisses 08/02/2014
NÃO TEM O QUE FAZER NESTA CAMARÁ MUNICIPAL DE CUIABÁ, VÃO TRABALHAR CAMBADA DE DESOCUPADOS, A CIDADE PRECISA DE AÇÕES CONCRETAS NÃO DESTE TIPO DE REPRESENTANTE INÚTEIS COMO ESTÃO SENDO DISCUTINDO A MORTE DA BEZERRA.
TARCISIO DE OLIVEIRA E SOUZA JUNIOR 07/02/2014
DEVERIA CHAMAR-SE A CURVA ALTA DE MEU AUTORAMA POIS É IGUALZINHO, OU PARA NÃO TER BRIGA GRANDE TERREIRO!
Observador 07/02/2014
Tudo errado: A obra é do governo do Estado, o MP tem coisa muito mais importante pra tratar e religião cada um tem a sua. E o nosso dinheiro suado vai para o bolso desses vereadores passarem o tempo com bobagens desse tipo, até quando?
oseias albuquerque 07/02/2014
O NOME DE JAMIL NADAF E MAS JUSTO.
7 comentários