Mais uma vez, o viaduto da Sefaz, localizado na avenida do CPA, é alvo de novas mudanças. Agora, a pavimentação do elevado deixa de usar o tradicional asfalto e passa a ter aplicado o concreto. A medida foi solicitada pela própria Secretária Extraordinária da Copa (Secopa).
De acordo com informações do Consórcio VLT, responsável pela obra, a secretaria solicitou a substituição de piso de material flexível por um material rígido de concreto. A medida é para proporcionar a segurança dos condutores já que a curva do elevado é bem acentuada.
A execução do novo pavimento ao longo dos 278 metros do viaduto, acontece há, pelo menos, um mês e ainda restam as cabeceiras do elevado a serem asfaltadas. Embora não confirmada pela Secopa ou mesmo pelo Consórcio, a mudança do material esbarra nos problemas que a secretaria tem enfrentado com relação à qualidade das obras, inclusive no próprio viaduto.
|
No final de setembro de 2013, a pavimentação executada não estaria em conformidade com a normativa estabelecida e sequer a própria Secopa aceitou a entrega do serviço.
Na ocasião, foi constada a péssima qualidade na execução do pavimento que no início de outubro, cedeu assim que caiu a primeira grande chuva. Devido ao problema, o Consórcio teve de reexecutar à pavimentação para que a obra fosse entregue.
Contudo, o serviço não foi concluído e deve de ser alterado para atender a exigência da Secopa sobre a necessidade do uso de blocos de concreto. Somente o serviço de pavimentação está em execução desde o dia 6 de setembro do ano passado.
Este impasse tem sido um dos motivos pelo qual a obra ainda não foi entregue à população. A data de inauguração do elevado já foi marcada e desmarcada, pelo menos, umas três vezes pelo governador Silval Barbosa e o Secretário da Copa, Maurício Guimarães.
|
A cada inauguração de obras da Copa, a exemplo dos viadutos do Despraiado e da UFMT, o governador anuncia uma nova data de entrega do elevado que já foi cogitado como umas das primeiras obras da Copa a ser inaugurada devido ao avanço visível que a construção se encontrava.
Inclusive, até o próprio governo do Estado colocou propagandas no viaduto anunciando que esta "mais uma obra do viaduto está pronta" em outubro. Mas não foi isso que aconteceu, já que o viaduto da UFMT foi inaugurado antes.
A última data estipulada para inauguração do elevado da Sefaz é para o próximo dia 15. Contudo, nem a assessoria do governador, nem a Secopa confirmam o evento. Mas ao que tudo indica, a obra não será concluída nesta semana, já que além do término da pavimentação, é preciso ser feita a sinalização horizontal bem como a liberação das pistas marginais.
POPULAÇÃO DESCRENTE
Os problemas em torno do viaduto da Sefaz já fazem a obra ser motivo de piada entre os cuiabanos, especialmente nas redes sociais. Em outubro, circulou pela internet uma montagem em que a população exigia a liberação do tráfego de veículos no local.
|
Ourives 15/01/2014
Essa obra está demorando muito a ser concluída, porém acho que até 31.01.14 ela sai pois vi homens trabalhando e 4 máquinas lá em pleno vapor.
Revoltado 15/01/2014
É uma vergonha para todos essas obras mal acabadas. Passo todo dia na Estrada do Moinho e o trânsito foi todo prejudicado por conta da duplicação e agora que a pista pavimentada foi liberada, já está cheia de buracos. Dá pra ver a espessura do asfalto, uma "casca de ovo". A sociedade é quem "paga o pato", o dinheiro vai embora e a obra fica nisso. Na avenida do CPA estão refazendo porque fica na frente do Centro Político. E na Estrada do Moinho que fica distante, vão refazer também?? Acorda Cuiabá.
Cicero 14/01/2014
Popularmente conhecido como viaduto SEFAZ-SONRISAL, como a própria reportagem mostrou não suportou a primeira grande chuva. Mais uma obra mal feita e que não vai resolver o problema do trânsito em Cuiabá.
rogerio 14/01/2014
kkkkkkk cadê o chorão dornele$ kkkkkkkk
4 comentários