A implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde (a 335 km de Cuiabá) avançou significativamente nesta segunda-feira (3). Em reunião em Brasília, o prefeito Miguel Vaz e o ministro da Educação, Camilo Santana, discutiram os detalhes do projeto, que já conta com parecer favorável do Ministério da Educação (MEC).
A realização da reunião foi articulada pelo prefeito Miguel Vaz e pelo vice Joci Piccini junto ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reforçando a importância do projeto para o desenvolvimento educacional e econômico do município. E a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Silva.
Amplamente debatido com a sociedade luverdense, o projeto de instalação de um campus da UFMT no município passou pelos crivos técnicos da Universidade e segue em análise. O ministro Camilo Santana recebeu o projeto e informou que o MEC fará as análises necessárias para a viabilização da proposta. A proposta prevê a oferta de cinco cursos superiores em Lucas do Rio Verde.
A escolha de Lucas do Rio Verde para sediar um campus da UFMT se justifica pelo forte crescimento econômico da região, impulsionado principalmente pelo agronegócio. A demanda por profissionais qualificados na área é alta e a nova universidade visa suprir essa necessidade.
"A criação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é um sonho antigo da nossa comunidade", afirmou o prefeito Miguel Vaz. "Com a aprovação do MEC, estamos mais próximos de realizar esse sonho e oferecer oportunidades de ensino superior de qualidade para os nossos jovens".
O prefeito lembrou que Lucas do Rio Verde ficou em primeiro lugar, entre todas as cidades brasileiras, na geração de empregos no ano de 2024. Atualmente, o município conta com 25 mil estudantes matriculados até o ensino médio, indicando a alta demanda por qualificação na região que pode atender a uma demanda de até 600 mil habitantes.
O projeto prevê a oferta de diversos cursos de graduação, atendendo à demanda da região. A expectativa é que a UFMT em Lucas do Rio Verde se torne um polo de ensino e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade e região.
“O projeto está de acordo com as nossas expectativas e com a capacidade de expansão da UFMT”, afirmou a reitora.
Também participaram da reunião o senador Wellington Fagundes, o vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Joci Piccini; a secretária de Educação do município, Elaine Lovatel e a pró-reitora da UFMT, Luciane Gomes e a ex-deputada federal, professora Rosa Neide.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.