Imagens que circulam nas redes sociais mostram agentes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) atingindo manifestantes com cassetetes e usando bombas de efeito moral para dispersar o grupo. Nas imagens, é possível ver pessoas sangrando.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado disse que, por volta das 13 horas, houve tentativa de invasão de um prédio público. "A polícia interveio e três pessoas foram detidas". Os manifestantes seguiram pela Rua Florêncio de Abreu em direção à Praça da República. Na sequência, a Rua Boa Vista, que chegou a ser bloqueada, foi liberada.
A SSP diz que a PM analisa as imagens da manifestação e, se encontrar irregularidades, tomará as devidas providências. "A instituição reforça que não compactua com desvios de conduta e todos os excessos são punidos com rigor", completou a pasta, no comunicado.
Em nota, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que o projeto de concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade "tem como objetivo ampliar a oferta de transporte público de qualidade" e "modernizar" a operação. O leilão, que será realizado nesta sexta-feira, 28, na B3, prevê investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão.
Os funcionários das três linhas da CPTM chegaram a anunciar greve esta semana, mas desistiram da paralisação após audiência na Justiça do Trabalho.
A PPP é aberta a concorrentes individuais e em consórcio, nacionais e estrangeiros. Dentre as propostas confirmadas, estão uma do Grupo Comporte, parte do consórcio responsável pelo futuro Trem Intercidades (até Campinas) e outra do Grupo CCR, o mesmo da ViaMobilidade (que responde hoje pelas linhas 5-Lilás, 8-Diamante, 9-Esmeralda e futura 17-Ouro).
As linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda são operadas pela ViaMobilidade desde janeiro de 2022. Ao longo dos últimos anos, porém, ambas registraram falhas e o Ministério Público de São Paulo recomendou que o contrato fosse rompido.
Em agosto de 2023, a concessionária assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP se comprometendo a implementar melhorias.
Em nota, a ViaMobilidade diz ter feito investimentos em melhorias e que a qualidade do serviço foi reconhecida em pesquisa de satisfação. "Vem investindo continuamente na modernização e na melhoria de sua infraestrutura metroferroviária e na capacitação dos seus colaboradores", com R$ 4,1 bilhões em investimentos.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.