Durante sua visita aos povos indígenas do Xingu, na região do Araguaia mato-grossense, nesta sexta-feira (4), o presidente Lula (PT) enalteceu o Cacique Raoni Metuktire, a quem chamou de "o homem mais representativo" que já conheceu, superando reis e rainhas.
“Não existe na face da terra, nenhum homem, nenhum presidente, nenhum rei, mais representativo do que o nosso querido Raoni”, disse, ainda no início do discurso.
Ele descreveu Raoni como um ser extraordinário, comparando-o a figuras históricas que dedicaram suas vidas à defesa do planeta e de seus povos, buscando um mundo de paz e sustentabilidade.
“De tempos em tempos a experiência humana é contemplada com o nascimento de seres extraordinários. Estamos diante de um desses grandes nomes da história. Meu amigo, cacique Raoni, merecedor de todas as homenagens no Brasil e no mundo”, afirmou.
A fala de Lula precedeu a cerimônia de entrega da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito à Raoni. Lula destacou a importância da visita aos indígenas do Xingu, colocando-a acima de encontros com a realeza e visitas a palácios.
“Nenhuma dessas pessoas que eu encontrei, nenhum desses palácios que eu visitei, é mais importante do que essa visita que eu estou fazendo aos povos indígenas do Xingu”, afirmou.
O presidente expressou sua alegria em homenagear Raoni, classificando-o como um "guerreiro incansável" na defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e da Amazônia.
Assista:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.