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Política Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 11:38 - A | A

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Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 11h:38 - A | A

JANELA DE OPORTUNIDADE

HNT TV: 'Tarifaço de Trump' abre portas para China, mas Brasil depende da postura de Lula

O presidente da Aprosoja MT ressaltou que o país asiático mantém negócios com o Brasil e, para que a parceria comercial seja ampliada, é necessário um diálogo mais próximo do Ministério da Agricultura com as lideranças chinesas

CAMILA RIBEIRO
Da Redação

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber, avaliou no HNT TV que o "tarifaço" promovido pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, abre oportunidades para intensificar os negócios do Brasil com a China. Porém, aproveitar essa "janela" depende da interlocução do presidente Lula (PT) com as lideranças do país asiático. Lucas ressaltou que o momento econômico do Brasil não é positivo, considerando a escalada da inflação que forçou o governo federal a zerar impostos de 10 alimentos.

Além disso, o presidente da Aprosoja destacou "fatores internos" como agravantes nesse diálogo. Um deles é a falta de confiança do agro brasileiro no ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que criou um "muro" com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso, grupo de trabalho em Brasília que representa os empresários do setor. 

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"Eu acho que ainda fatores internos do nosso governo podem afetar mais, porque os EUA é um importador de carne brasileira, às vezes, até soja e milho importa. Porém, nós temos a China que também vem crescendo nos últimos anos. Inclusive, quem abriu o mercado de carne bovina para a China foi a ex-ministra Teresa. Hoje, eles importam muita carne bovina, suína, carne de frango. Colocando restrições para nós e para a China, abre a possibilidade da China comprar mais para o Brasil. Então, pode se transformar em oportunidade. Mas para isso nós precisamos de um governo que tenha essa visão de desenvolvimento", falou Lucas Costa Beber.

O presidente da Aprosoja MT também rechaçou os prejuízos aos produtores causados pela falta de investimentos no setor de ferrovias. Lucas citou a Alemanha e França como exemplos. Juntos os países têm 30 mil quilômetros de transporte sobre trilhos enquanto Mato Grosso caminha a passos lentos para chegar a 700 quilômetros.

"Nós não vemos uma ação contundente do governo para concluir a ferrovia, para de fato se leiloar, conceder e realizar a construção da Ferrogrão, que seria o grande balizador de fretes para o estado do Mato Grosso e faria maior exportação de alimentos. Mas, por outro lado, nós zeramos tarifas para importar milho dos Estados Unidos, que lá eles recebem subsídios.Tem uma malha ferroviária imensamente maior que a do Brasil. É um exemplo para vocês entenderem o que é ferrovia", observou. 

A Ferrogrão está parada na Justiça devido o seu trajeto passar por terras indígenas, uma das bandeiras do governo Lula. A via é aguardada com expectativa por favorecer o escoamento da produção agrícola, barateando o frete, encurtando o tempo das entregas e diminuindo o número de acidentes nas rodovias. Costa Beber reiterou que para a ferrovia sair do papel é preciso interesse do presidente.

"Se o Executivo tem vontade, as coisas andam mais rápido", concluiu.

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