Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2019, 16h:59

Tamanho do texto A - A+

Quer investir mas não sabe como começar? Conheça os produtos e as vantagens de investir junto com o Sicredi

Instituição financeira cooperativa dá todo suporte aos associados que querem iniciar nesse mundo, tem amplo portfólio de produtos e o melhor: oferece assessoria presencial

Por: REDAÇÃO

Investir está ao alcance de todos. Se você ainda não começou a aplicar uma parte da renda, a primeira coisa a fazer é uma autoanálise das finanças. Se existe equilíbrio entre receitas e despesas, metade do caminho está percorrido, pois, para se tornar um investidor é preciso ter basicamente três coisas: organização e disciplina com dinheiro, objetivos e assessoria financeira. No Sicredi, instituição financeira cooperativa com 117 anos, os associados têm suporte completo para alcançar cada uma dessas etapas e garantir sua tranquilidade no futuro. Quer saber como isso acontece na prática?

Reprodução

Agência Sicredi

Uma lição essencial é entender que investir é diferente de poupar. Guardar dinheiro na poupança é importante para se ter uma reserva para uma emergência, mas além de estar precavida para imprevistos, a pessoa deve se organizar para realizar sonhos e se preparar para o futuro, momentos da vida para os quais os investimentos dão uma boa forcinha. No entanto, esse mundo ainda é pouco explorado no Brasil.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada em junho revela que a poupança foi a modalidade de investimento mais usada pelos brasileiros, sendo citada por 65% dos entrevistados. Apenas 8% escolheram a previdência privada e 7% os títulos do tesouro direto. O questionário foi aplicado em abril em 12 capitais brasileiras com pessoas de ambos os sexos, acima de 18 anos, de diferentes classes sociais.

Conforme a pesquisa, o comportamento conservador do brasileiro tem algumas justificativas: 28% dos entrevistados responderam que preferem guardar dinheiro em um lugar onde possam sacar com facilidade; 28% disseram que não têm sobras suficientes para investir em aplicações mais arrojadas; 20% informaram que estão acostumados com modalidades tradicionais e outros 17% revelaram ter medo de perder dinheiro.

O receio de perder só acaba com conhecimento. Ao entender como funcionam os investimentos fica mais fácil escolher em que aplicar o dinheiro. No Sicredi, as informações sobre quaisquer produtos podem ser obtidas com o gerente de relacionamento ou de investimentos, profissional presente em todas as agências preparado para mostrar, pessoalmente, as opções de investimento que mais se adequam à necessidade do associado. Na instituição financeira cooperativa, o atendimento ao investidor não tem distinção, ou seja, todos recebem tratamento igualitário, independentemente do valor aplicado, porque na instituição financeira cooperativa, o relacionamento é o melhor investimento.

No Sicredi, o associado tem um portfólio completo de produtos de investimento. Renda fixa, Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Multimercado, Fundos de Ações e Previdência Privada são alguns deles (ver detalhes abaixo). Todavia, antes de escolher entre um ou outro produto é preciso conhecer o perfil do investidor: se ele é conservador, moderado, arrojado ou agressivo. Para isso, o associado pode fazer um teste (disponível em www.investindojuntos.com.br) para saber em qual perfil se enquadra, sendo que o conservador, como o próprio nome indica, não gosta de correr riscos, pois prioriza a segurança do investimento mesmo que isso signifique ganhar um pouco menos, enquanto aquele com perfil mais agressivo está mais disposto a correr riscos e até por isso mesmo diversifica suas aplicações. 

A gerente de Investimentos da cooperativa Sicredi Ouro Verde, Rafaela Debiasi, confirma que todos os associados têm potencial para se tornar investidores. Para isso, basta procurar o seu gerente de relacionamento e conversar. Ele está preparado para atender desde quem não tem a mínima noção desse mundo e que há anos tem a boa e velha poupança, até aqueles com mais experiência e que pretendem dar um passo maior.

Vale destacar que o Sicredi é uma instituição segura para se investir, uma vez que a instituição financeira cooperativa possui grau de investimento (ratings), concedido pelas três maiores agências de classificação de risco do mundo, que são a Moody’s, pela Fitch Ratings e a S&P Global, também conhecidas como The Big Three, o que comprova a solidez financeira das entidades do sistema Sicredi.

“O Sicredi tem um portfólio amplo em investimentos e nossos gerentes de relacionamento e assessores de investimentos podem combinar produtos conforme o perfil e os objetivos de cada associado. Dessa forma, ele pode manter sua tradicional poupança e mesclar com produtos de rentabilidade maior como a renda fixa e quem sabe no futuro até investir em ações”, comenta Juliana Rodrigues, gerente de Desenvolvimento de Negócios Pessoa Física da Central Sicredi Centro Norte.

Conheça alguns produtos de investimento

Renda Fixa

Sicredinvest – Renda Fixa

Uma opção segura e rentável, com liquidez diária depois do período de carência. Neste caso, a remuneração é pós-fixada.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Ótima escolha para quem quer diversificar os investimentos com aplicações de baixo risco. É isento de Imposto de Renda e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoa física.

Multimercado

Fundo Multimercado Elite Crédito Privado LP.

Classificação tributária de longo prazo e objetivo de diversificar os investimentos em mercados de renda fixa, variável e derivados.

Previdência Privada

Uma importante forma de complementar a sua renda durante a aposentadoria, além de ser um investimento a longo prazo. Os planos de Previdência no Sicredi são administrados pela Icatu Seguros, seguradora líder entre as independentes nos ramos de previdência privada, seguros de vida e capitalização.

Fundos de Ações

Sicredi FIA Ibovespa (Fundos de Investimentos de Ações)

Objetivo de conquistar maior rentabilidade a longo prazo em relação ao Índice Bovespa, com riscos de oscilações dos valores aplicados

Sicredi FIA Petrobras (Fundos de Investimentos de Ações)

Possibilidade de investimento em títulos da Petrobras (até 90%) e de renda fixa de emissão do Tesouro Nacional (até 10%)

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 457 mil associados, com 175 agências em 140 municípios.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto