Segunda-Feira, 29 de Abril de 2019, 14h:48

Tamanho do texto A - A+

Shopping 3 Américas incentiva a cultura popular

Por: REDAÇÃO

A cultura e os trabalhos manuais sempre estivem presentes na vida de Eugênio Batista Rangel. Natural do Rio Grande do Norte, Rangel é aposentado e se dedica a contar histórias para crianças. A sua conexão com Cuiabá é a sua filha, que mora na Capital mato-grossense há 3 anos. Em visita a ela, Rangel conheceu a Lenda do Minhocão e ficou curioso para saber mais, no entanto, não encontrou referências literárias sobre a lenda.

Assessoria

Carnamérica


Foi assim que Rangel decidiu escrever um livro sobre Minhocão. “Eu gosto de lendas e resolvi escrever o meu quarto livro sobre essa lenda de Mato Grosso. Quando perguntei para as pessoas se elas conheciam a Lenda do Minhocão elas respondiam que – já ouviram falar –, mas isso é muito pouco para uma cidade turística com uma cultura forte como essa daqui”, destaca Rangel. O shopping mais cuiabano da cidade, para incentivar a arte, cedeu um espaço, ao lado da escultura do Minhocão, que fica na praça de alimentação do shopping, para o contador de histórias apresentar o seu trabalho.

O livro “Lenda do Minhocão Cuiabano” é no estilo pop-up 3D e é feito de modo artesanal, foi o próprio contador de histórias que fez a impressão, cortou e fez a montagem, já a pintura ficou por conta de um artista mato-grossense. Rangel conta que a intenção não é ganhar dinheiro. “Eu aproveito as minhas experiências para contar para as crianças nas escolas que o mundo não é só o lugar onde a gente vive, eu fico feliz em ganhar um sorriso das pessoas com as minhas histórias”, ressalta Rangel.

Para a presidente da Associação de Lojistas do Shopping 3 Américas, Acilene Clini, trabalhos desse tipo precisam ser valorizados. “É um trabalho muito bonito, reviver lendas e contar histórias, ainda mais quando envolve a nossa cultura”, afirma Acilene. Para quem tiver interesse em comprar o livro têm alguns exemplares em uma rede de livros pelo valor de R$ 20.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto