Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019, 16h:48

Tamanho do texto A - A+

Lavagem da escadaria do Rosário chega em sua 3° edição em 2019

Por: REDAÇÃO

A lavagem da Escadaria do Rosário e São Benedito está na sua terceira edição e é um ato Cultural de tradição, lembrança, memória, reverenciando os ancestrais e louvando o santo negro São Benedito dentro do espaço considerado de circulação pelos afrodescendentes.

Alan Cosme/HiperNoticias

lavagem da escadarias da igreja do rosario sao benedito


O ato cultural acontece com cânticos, louvores, hinos religiosos, toques de tambores, danças, água perfumadas e distribuição de pétalas de rosas. A caminhada da paz pede passagem, respeito e dizendo não ao preconceito.
 
A celebração afro propõe unir a cultura e a religiosidade, com a pretensão de exaltar referências africanas mato-grossenses, com a participação de religiões de matrizes africanas e com as comunidades quilombolas.

A lavagem da escadaria foi inserida oficialmente no calendário de eventos de Cuiabá, por meio da Lei nº 6.304, sancionada pela prefeitura em setembro de 2018.

A partir da aprovação da lei, a cerimônia passa a ser realizada todos os anos, sempre no sábado que antecede a procissão de encerramento da festa de São da Benedito.

Consta na história da construção da igreja que ela foi construída por negros forros e escravos libertos que faziam parte dessa irmandade que, aos poucos, foi esquecida.

A Lavagem da Escadaria do Rosário e São Benedito acontece a partir das 8 horas no dia 29 de junho em torno da Paróquia do Rosário e São Benedito.

Avalie esta matéria: Gostei +5 | Não gostei - 1