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Especial Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2013, 11:00 - A | A

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Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2013, 11h:00 - A | A

MOMENTO CRÍTICO

Rodovias à beira do caos levam Silval a pedir socorro a Dilma

Principal alvo de sucessivas críticas da mídia nacional, regional, prefeitos e deputados estaduais, por conta da situação caótica da malha rodoviária de Mato Grosso, o governador Silval Barbosa (PMDB) resolveu pedir socorro à presidenta Dilma Rousseff

RONALDO PACHECO


Principal alvo de sucessivas críticas da mídia nacional, regional, prefeitos e deputados estaduais, por conta da situação caótica da malha rodoviária de Mato Grosso, o governador Silval Barbosa (PMDB) resolveu pedir socorro à presidenta Dilma Rousseff (PT), apadrinhado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), para acionar diretamente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Por intervenção do presidente do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, o vice Temer teria dito ‘sim’ às reivindicações de Mato Grosso.
E Sival vai a Brasília no decorrer desta semana justamente receber o ‘sim’ de Dilma e já sair da Esplanada dos Ministérios com as ordens de serviço para restauração das rodovias federais.

Fablício Rodrigues/Divulgação

Governador Silval Barbosa tenta socorro junto ao governo Dilma Rousseff para aliar pressão da população com caos das rodovias



O sucesso de Silval com Dilma, em Brasília, e o êxito do diálogo dos secretários da Casa Civil, Pedro Nadaf, e de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, com os prefeitos é fundamental para arrefecer a pancadaria sobre o governo de Mato Grosso, no âmbito rodoviário.

“Sozinho, o Estado não tem condições de atender plenamente sequer as rodovias estaduais, imagina se vamos conseguir as federais. É certo que vamos ter o apoio da União”, confirma o secretário Nadaf.

E não dá para escolher qual rodovia está em pior condição. É certo que as MTs-242, 430, 175, 170, 222, 250, 248, 130, Rodovia Emanuel Pinheiro e Rodovia dos Imigrantes, são as mais criticadas.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Secretário Pedro Nadaf afirma que Estado precisa de apoio do governo federal para tocar infraestrutura

Talvez por receber volume de trafego acima do previsto, na construção. E existe também a questão do peso: praticamente 25% das carretas, bitrens e tremilhões recebem cargas muito maiores do que as permitidas.

“Além do tráfego intenso, o peso descomunal dos produtos transportados arrebentam qualquer rodovia, por melhor que seja”, avalia Cinésio.

CUSTO

O frete representa 30% do valor final, no bolso do produtor rural que exporta soja e praticamente 50% para quem envia o milho para o Porto de Paranaguá.

Em pleno período de colheita e escoamento da safra, o Estado movido pelo agronegócio viu o custo do frete subir quase 60% para a soja e mais de 80% para o milho, nos produtos destinados ao Porto de Paranaguá (PR).

PRODUÇÃO

O problema é tão grave que a macro economia brasileira sentiu o baque. Tanto que Silval sofreu duros ataques da chamada ‘grande imprensa nacional’, inclusive com espaços generosos no Jornal Nacional (Globo), Jornal da Band (Bandeirantes) e portais de nacionais da web, como Uol, G1,Terra e Ibest, entre outros.

“Começamos uma operação arranca-safra nas rodovias estaduais, mesmo com chuvas constantes, e esperamos que o governo federal dê inicio a trabalho idêntico nas rodovias federais, conforme estava previsto”, explica o secretário de tranporte.

“É um gasto descabido, por culpa da logística de transporte. E quem paga é o produtor e, por consequência, a população em geral”, argumenta o prefeito Dilceu Rossato (PR), de Sorriso, polo do agronegócio.

Há poucos dias, Silval conseguiu uma vitória no DNIT, desenterrando um projeto parado desde o período em que Luiz Antônio Pagot era diretor geral (2011), com as assinaturas dos contratos de duplicação da BR-364 nos trechos de Cuiabá até a Serra de São Vicente; e, no sentido inverso, de Rondonópolis até Jaciara, no Vale do São Lourenço.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, analisa má qualidade do asfalto em rodovia estadual

ALERTA

Na eleição para a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), em 31 de janeiro, o prefeito Otaviano Pivetta (PDT), de Lucas do Rio Verde, já alertava que o caos rodoviário de Mato Grosso vinha sendo desenhado desde a safra de 2010.

“Todavia, para assegurar a reeleição do governador [Silval Barbosa] começaram a ‘maquiar’ as estradas estaduais, com tapas-buracos onde havia asfalto e patrolamento ‘meia boca’ nas de terra batida. E a mentira foi se repetindo até chegar ao estágio atual”, sintetiza Pivetta.

O desafio do secretário Cinésio é fazer as prefeituras colocarem as patrulhas rodoviárias que receberam de presente do Palácio Paiaguás, em 2010, com o Programa Mato Grosso 100% Equipado, no trabalho de restauração das estradas.

O problema é que manter máquinas funcionando custa dinheiro e a maioria absoluta das prefeituras encontra-se em crise financeira. Algumas não têm condições sequer de pôr pra rodar o parque de máquinas.

Álbum de fotos

Marcos Lopes/HiperNotícias

Marcos Lopes/HiperNotícias

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GUILHERME ALVES FILHO 18/02/2013

Senhor Editor, jornalista Jonas Silva; A foto do governador Silval Barbosa com a presidenta Dilma é do repórter fotográfico Fablício Rodrigues/Divulgação (e não apenas da Assessoria). Solicito possível correção. Grato!

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