Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019, 15h:13

Tamanho do texto A - A+

Chapada dos Guimarães "contraria" previsão do tempo e registra chuva

Por: KHAYO RIBEIRO

Contrariando a previsão de apenas 5% de chances de chuva, apontada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a cidade de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá) registrou chuva no início da tarde desta sexta-feira (20).

Alan Cosme/HiperNoticias

Chapada dos Guimarães

 Praça Dom Wunibaldo em Chapada dos Guimarães

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver que em alguns pontos o vento forte predominou durante os pouco mais de 30 minutos de precipitação. A previsão do tempo para o município nesta sexta-feira aponta que a mínima registrada foi de 18º C, com máxima de 34º C.

Como a maioria dos municípios de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães não registrou baixa incidência de chuvas durante este período de estiagem que assola do estado. Além disso, o município, que compõe o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, apresentou diversos focos de queimadas, que queimaram 13% da área total do parque.

Chuva no interior

Após meses de estiagem, ocorrências de chuva foram registradas em cidades do interior de Mato Grosso nestes últimos dias. Além da chuva que caiu sobre a BR-163 na tarde desta quinta-feira, também choveu em cinco municípios do estado na quarta-feira (18).

Alta Floresta, Paranaíta, Guarantã do Norte, Nova Bandeirantes e Lucas do Rio Verde registraram chuvas após, pelo menos, quatro meses sem precipitações.

Os portais locais destes municípios divulgaram uma melhora significativa na umidade relativa do ar após as chuvas. Porém, em algumas cidades a temperatura no final de semana pode bater a casa dos 41º C, como é o caso de Guarantã do Norte e Alta Floresta.

Veja a seguir os vídeos que circulam nas redes sociais:

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei