A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou, nesta quinta-feira (20), uma transmissão ao vivo para discutir temas relevantes do agronegócio. A live contou com a participação do diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol, e do apresentador Danilo Gentili, que abordaram utilidades sustentáveis nos setores industrial, alimentício e cosméticos.
Durante o bate-papo, Diego Bertuol destacou que Mato Grosso é líder na produção de biodiesel de soja e etanol de milho, além da sua utilização para cosméticos. “O Estado de Mato Grosso é referência na produção de biodiesel de soja e etanol de milho. Com mil quilos de milho, é possível produzir mais de 400 litros de etanol. E devido a sua versatilidade, há outras aplicações do milho além do etanol, como sua utilização na produção de cosméticos para hidratação e controle de oleosidade da pele”, disse.
O debate também abordou a importância da soja na alimentação, com destaque para o Programa Agrosolidário da Aprosoja MT. O projeto fornece bebidas à base de soja para diversas instituições, incluindo hospitais e entidades assistenciais.
"Atualmente, temos cerca de 79 projetos sociais em todo o Mato Grosso que recebem nossas doações de bebidas derivadas da soja. Os pacientes em tratamento encontram nesse alimento proteico uma opção essencial para sua recuperação”, destacou Bertuol.
Gentili enfatizou a relevância do programa e elogiou a iniciativa dos produtores. “É impressionante ver como o agronegócio brasileiro impacta diretamente a vida das pessoas. Essas conversas nos ajudam a entender e valorizar ainda mais a importância da soja e do milho na economia e na alimentação da população”, afirmou o apresentador.
Ao final da transmissão, Diego Bertuol agradeceu ao apresentador pela participação e reforçou a importância de levar informações sobre o agronegócio para os grandes centros urbanos. “Muitas vezes, somos questionados sobre o destino da soja e do milho. Hoje mostramos, de forma simples, como esses produtos são essenciais em diversas áreas e para a alimentação da população”, concluiu.
Como exemplo prático de sustentabilidade e desenvolvimento regional, o município de Marcelândia foi citado por sua bem-sucedida transição de áreas de pastagem para o cultivo de soja e milho. A mudança não apenas promoveu uma produção agrícola mais eficiente, mas também impulsionou o crescimento socioeconômico local, evidenciando como a soja vai além do papel de alimento, tornando-se um vetor de melhoria da qualidade de vida em municípios menores e em expansão.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.