Sexta-Feira, 10 de Maio de 2019, 14h:50

Tamanho do texto A - A+

Assembleia Legislativa vai acionar justiça para governo manter recursos nas universidades

Por: REDAÇÃO

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa deve acionar a Justiça Federal de Mato Grosso contra o corte de 30% das verbas para as universidades públicas, através da Procuradoria-Geral do Parlamento. 

Alan Cosme/HiperNoticias

thiago silva

 Deputado Thiago Silva (MDB)

O presidente da comissão, deputado Thiago Silva (MDB), destacou que a ideia é propor uma ação na Justiça para que os orçamentos do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), UFR (Universidade Federal de Rondonópolis) e UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) sejam preservados e que não tenham prejuízos.

O parlamentar lembrou que a medida foi incentivada pela presidente da Assembleia, Janaina Riva (MDB), que também demonstrou preocupação com a situação. “Vamos além dessa questão na Justiça Federal e acionar também a nossa bancada federal para que saia em defesa das instituições federais de ensino que funcionam em nosso estado”, disse o deputado.

Thiago defendeu, ainda, que o corte no ensino superior seria uma decisão equivocada do governo federal. Ele analisa que o certo não seria tirar recursos, e sim investir mais tanto na formação como em pesquisa.

Ele argumentou que mais de 90% da produção científica do país sai das universidades públicas. O parlamentar sustentou, também, que a escola pública de ensino superior tem feito também um papel social e lembrou que 2/3 dos alunos são das classes D e E. “Não podemos deixar isso acontecer, a educação é importante ferramenta de transformação social do nosso país”, disse.

Na Assembleia foi criada uma frente em prol das escolas técnicas e universidades públicas. A proposta da frente é do deputado Thiago Silva, que defende também o aumento do investimento na Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) e a criação de novos campi em todo o estado.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto








Mais Comentadas



ESTÚDIO HIPER
Carlinhos Maia doa carro novo a desconhecido

Em depoimento Neymar diz que cedo ou tarde a verdade aparece

Brasileiro de 84 anos dá um show em programa americano