Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2018, 08h:54

Tamanho do texto A - A+

Raio mata 11 cabeças de gado Nelore em fazenda no interior de Mato Grosso

Por: REDAÇÃO

Após várias horas de temporal, um raio acabou matando pelo menos 11 cabeças de gado, da raça nelore, de uma fazenda no município de Juruena. O fato aconteceu na madrugada desta terça-feira (30), em uma propriedade rural localizada na Gleba Purunga. O prejuízo é de cerca de R$ 20 mil. 

 

Reprodução

Cabeça de gado

 

Informações do proprietário da fazenda apontam que a descarga elétrica teria atingido uma árvore antes de matar os animais.

 

"Tristeza. Onze cabeças de gado perdidas. Essa madrugada choveu e provavelmente o raio caiu nesta castanheira, onde os animais estavam próximos. A gente já não tem nada e do nada, perde tudo", disse o proprietário.

 

Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro mais atingido por raios. Anualmente, conforme o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 6,8 milhões de raios caem no território estadual. 



Os dados são do livro “Brasil: Que raio de história”, uma vez que o país é campeão mundial em incidência de raios, sob a perspectiva do fenômeno e diferente do que muitos pensam, não precisa estar chovendo para ocorrer descargas elétricas. 



Elas acontecem quando há uma concentração de cargas positivas e negativas, encontradas no solo e nas nuvens. Os raios ocorrem quando os sinais opostos sem encontram: da nuvem para solo, do solo para a nuvem e entre as nuvens. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto