Os criminosos Gilmar Reis da Silva, conhecido como “Vovozona”, e Thiago Augusto Falcão de Oliveira, fugiram da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, com ajuda de uma viatura da policia penal, que os deixou em um local desconhecido, de acordo com as investigações da Polícia Civil.
A fuga aconteceu em julho de 2023 e contou com a ajuda do ex-diretor da unidade prisional e o policial penal Léo Márcio da Silva Santos, que aceitaram propina para auxiliar os bandidos a escapar da prisão.
O plano foi muito bem arquitetado, segundo o delegado Rodrigo Azem.
“Não foi uma simples fuga de um serviço que estava realizando ordinariamente durante os seus dias de prisão, não. Foi arquitetado, foi bem planejado, tiveram um apoio logístico tanto de veículos, quanto de lugares para fuga”, expôs Azem.
Adão, que comandava a unidade prisional, autorizou os criminosos a realizarem trabalhos extramuros mesmo não tendo os requisitos necessários para receber o benefício.
No dia da fuga, os dois foram trabalhar sob a supervisão de Léo, também apontado como um dos envolvidos no esquema. Eles pegaram uma carona com uma viatura, que os deixou em um local.
Depois, se abrigaram em uma chácara em Poconé (104 km de Cuiabá), mas quando a Polícia Civil conseguiu rastreá-los, os suspeitos já não estavam mais no imóvel.
Nesta segunda-feira (14), Adão, Léo, Vovozona e Thiago foram alvos da Operação Shadow. Além deles, outros sete envolvidos no caso também tiveram mandado de prisão preventiva expedido.
Adão e Léo foram presos e afastados dos cargos. Contudo, Thiago e Vovozona continuam foragidos.
Além dos 11 mandados de prisão, ainda foram cumpridas 12 ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá. Os mandados são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé.
Na casa de um dos investigados, os policiais encontraram R$ 16 mil em espécie.
As investigações continuam com o objetivo de encontrar os fugitivos. Qualquer informação sobre o paradeiro dos dois pode ser fornecida através do número 197. O sigilo é garantido.
LEIA MAIS: Polícia divulga identidade de foragidos alvos da operação 'Shadow'
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.