A Polícia Federal (PF) em Mato Grosso deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26) a Operação Apate. 55 agentes estão cumprindo ordens de busca e apreensão contra advogados e empresários, envolvidos em supostos esquemas e desvios envolvendo a Lei Rouanet. A operação é realizada em parceria com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal.
A primeira ação está sendo cumprida no prédio Helbor Dual Business Offices Corporatr, localizado ao lado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
As investigações foram iniciadas em 2007, a partir de uma apuração preliminar realizada pela Controladoria Geral da União – CGU, que identificou indícios de fraudes na execução de um projeto cultural por uma empresária de Cuiabá/MT, cuja empresa teria sido beneficiada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC, instituído através da Lei 8.313/1991 (Lei Rouanet).
Participam da operação 55 policiais federais e dois auditores da CGU. Um dos alvos é a advogada Elaine de Fátima Thome Parizzi, membro da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social, os demais investigados na Operação ainda não tiveram os nomes divulgados.
Segundo o advogado Gilberto Maltz Scheir, que acompanha os trabalhos no edifício Helbor, a advogada tem empresa no local. "Mesmo ela não atuando mais, ela continua escrita na Ordem, por isso estamos acompanhando", disse o jurista que faz parte do Tribunal de Prerrogativas da OAB-MT.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) foi acionada para acompanhar os trabalhos ainda na tarde de quarta-feira. O presidente Leonardo Campos também está por dentro das ações da PF.
Cerca de uma hora após o início da ação, os documentos recolhidos em busca e apreensão começaram a chegar a sede para PF.
Apáte
Na mitologia grega, Apate era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude. Foi, junto com o seu correspondente masculino Dolos (o espírito das ardilosidades), um dos espíritos que saíram da caixa de Pandora. Ambos eram filhos de Érebo e Nix, e estavam acompanhados pelos pseudologos (as mentiras). Ela tinha como espírito oposto a Aleteia, a verdade.
Mais informações em instantes
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.