HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 16 de Maio de 2018, 14h:44

Após morte de cuiabana, médico transfere cirurgias para junho

LUIS VINICIUS

O cirurgião plástico Eduardo Santos Montoro, que foi o responsável pelo procedimento na cuiabana Edléia Daniele Ferreira Lira, de 33 anos, transferiu todas as consultas e cirurgias plásticas que estavam marcadas para acontecer ainda neste mês, para o mês de junho. Em nota divulgada, na manhã desta quarta-feira (16), o profissional de saúde pediu compreensão às pacientes e disse que segue normalmente como parceiro do projeto “Plástica pra Todos”. A informação foi confirmada pela própria coordenação do programa.

 

Eduardo Montoro

 o médico Eduardo Montoro foi o responsável pela cirurgia plástica  

Conforme o Montoro, os cancelamentos aconteceram após as diversas notícias sobre a morte de Edileia, em procedimento realizado em Cuiabá. Na ocasião, a paciente realizou cirurgia de redução de seios e lipoescultura, na quinta-feira (10), no Hospital Militar, localizado no bairro Goiabeiras, em Cuiabá.

 

No entanto, aproximadamente quatro horas após a cirurgia ela começou a passar mal. Como a unidade de saúde não possuía Unidade de Terapia de Intensiva (UTI), ela foi transferida para o Hospital Sotrauma. No domingo (13), ela teve uma parada cardíaca, não resistiu e morreu.

 

“Prezadas, Devido à situação ocorrida no último fim de semana, amplamente divulgada pelas mídias, o Dr. Eduardo Montoro transferirá suas consultas/cirurgias da próxima semana para meados do mês de Junho/18”, diz parte da nota.

 

No entanto, Montouro pediu para que as pacientes aguardem uma nova data e horário para que os procedimentos agendados possam ser realizados.

 

“Pedimos a compreensão de todas pacientes que estão agendadas para consultas e/ou cirurgias com Dr.Eduardo, para que aguardem uma nova data e horário e em breve entraremos em contato”, explica em outro trecho.

 

Por fim, o profissional de saúde afirma que a alteração é absolutamente administrativa consultas/cirurgias estão confirmadas.

 

“Ressaltamos que é uma alteração EXCLUSIVAMENTE administrativa e que TODAS as consultas/cirurgias estão confirmadas, pois Dr.Eduardo segue normalmente como parceiro do Projeto. Atenciosamente, Plástica Pra Todos”.

 

Após a morte de Edleia, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), abriu um inquérito para apurar o caso. O corpo está no Instituto Médico Legal (IML), onde passa por exame de necropsia. O resultado deverá sair nos próximos dias e assim o cadáver poderá ser enterrado. O caso deverá ser investigado pela delegada Alana Cardoso.

 

Veja a nota íntegra

 

“Prezadas,

 

Devido à situação ocorrida no último fim de semana, amplamente divulgada pelas mídias, o Dr. Eduardo Montoro tranferirá suas consultas/cirurgias da próxima semana para meados do mês de Junho/18.

 

Pedimos a compreensão de todas pacientes que estão agendadas para consultas e/ou cirurgias com Dr.Eduardo, para que aguardem uma nova data e horário e em breve entraremos em contato.

 

Ressaltamos que é uma alteração EXCLUSIVAMENTE administrativa e que TODAS as consultas/cirurgias estão confirmadas, pois Dr.Eduardo segue normalmente como parceiro do Projeto.

 

Atenciosamente,

 

Plástica Pra Todos”.

 

 

Por meio de nota, o advogado do programa "Plástica pra Todos" afirmou que todos os procedimentos realizados pelos seus profissionais foram atestados nos variados procedimentos já feitos em todo o Brasil.

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Diante das recentes notícias veiculadas, a empresa “Plástica Para Todos”, por meio de seu advogado, vem a público esclarecer e corrigir alguns fatos equivocados, tornados públicos nos últimos dias.

 

- A empresa reconhece que não há palavras que possam aliviar a dor de familiares e amigos da paciente que infelizmente veio a óbito e, por isso, não poupará esforços para o rápido esclarecimento do caso, a fim de confirmar a ocorrência de fatalidade adversa que a vitimou.

 

- A qualidade e a regularidade dos serviços ofertados pela empresa, executados por profissionais habilitados e com registros junto aos Conselhos Regionais de Medicina e à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, são atestadas pelos milhares de procedimentos cirúrgicos já realizados em todo o país, sem que jamais tivesse ocorrido, até então, qualquer evolução de óbito, independentemente de sua causa.

 

- Com base neste histórico, é possível afirmar que o caso envolvendo a paciente, provavelmente, esteja isento de erro de conduta profissional, sendo típico de evoluções imprevisíveis. Mesmo assim, as causas somente poderão ser discutidas após o laudo do exame de necropsia.

 

- A empresa esclarece que os médicos credenciados possuem registro junto ao CRM de origem e local, inclusive quanto à especialidade de cirurgia plástica e ainda, faz-se importante registrar, que este mesmo hospital é frequentemente utilizado para realização de cirurgias por outros profissionais locais, também membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e não vinculados à empresa "Plastica Para Todos".

 

- Vale destacar que a existência de riscos em todos os procedimentos cirúrgicos em geral e suas causas nem sempre estão associadas à ocorrência de erros médicos ou de equipes multidisciplinares de saúde. Por conta disso, não há que se falar, até o momento, em causas de negligência, imperícia ou imprudência da equipe médica, tampouco do hospital onde o procedimento foi realizado, já que 70% (setenta por cento) das cirurgias plásticas realizadas no país ocorrem em unidades sem leitos de terapia intensiva, não sendo, portanto, obrigatório.

 

- A empresa “Plástica Para Todos”, que luta incessantemente para democratizar a especialidade, expressa os mais sinceros votos de confiança, depositados junto às autoridades instituídas e aos órgãos da classe e se  mantém à inteira disposição para os esclarecimentos necessários, informando aos nossos clientes que, muito em breve, serão informados sobre a nova unidade hospitalar onde os procedimentos cirúrgicos serão realizados na cidade de Cuiabá.

 

Alex Sandro Rodrigues Cardoso

 

Advogado