HiperNotícias - Você bem informado

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018, 09h:30

Polícia Federal fecha garimpo de diamantes em Chapada dos Guimarães

REDAÇÃO

A Polícia Federal fechou nesta sexta (16) um garimpo clandestino na cidade de Chapada do Guimarães/MT. O garimpo, localizado no Distrito de Água Fria, em Chapada, estava operando há cerca de dois meses.

 

PF

garimpo em chapada

 

No local, os Policiais encontraram 2 retroescavadeiras, 1 caminhonete, além de 4 máquinas utilizadas na extração de cascalho e processamento de diamante. E também ferramentas e outros petrechos próprios de garimpo.

 

No momento da batida policial estavam no garimpo 7 trabalhadores braçais e uma cozinheira, todos recrutados em outros estados da federação, além de toda uma estrutura de alojamento e imóvel de apoio.

 

A PF localizou ainda, no local, 3 pessoas, o proprietário da área, o gerente do garimpo, além do homem apontado como o dono do garimpo e principal responsável pela exploração.

 

Ao serem abordados, os responsáveis pelo garimpo apresentaram documentação emitida pelos órgãos públicos que autorizava apenas a realização de pesquisa mineral na área, ou seja, não permitia a prática de lavra no local.

 

Os trabalhadores e o proprietário da área foram entrevistados no local e liberados. Já o gerente e o dono do garimpo foram conduzidos à PF em Cuiabá para prestarem esclarecimentos.

 

O dono do garimpo foi preso e os maquinários e veículos utilizados no garimpo foram apreendidos. A PF estima que o dano ambiental gire em torno de R$ 1.000.000,00.