HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018, 08h:54

Raio mata 11 cabeças de gado Nelore em fazenda no interior de Mato Grosso

REDAÇÃO

Após várias horas de temporal, um raio acabou matando pelo menos 11 cabeças de gado, da raça nelore, de uma fazenda no município de Juruena. O fato aconteceu na madrugada desta terça-feira (30), em uma propriedade rural localizada na Gleba Purunga. O prejuízo é de cerca de R$ 20 mil. 

 

Reprodução

Cabeça de gado

 

Informações do proprietário da fazenda apontam que a descarga elétrica teria atingido uma árvore antes de matar os animais.

 

"Tristeza. Onze cabeças de gado perdidas. Essa madrugada choveu e provavelmente o raio caiu nesta castanheira, onde os animais estavam próximos. A gente já não tem nada e do nada, perde tudo", disse o proprietário.

 

Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro mais atingido por raios. Anualmente, conforme o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 6,8 milhões de raios caem no território estadual. 



Os dados são do livro “Brasil: Que raio de história”, uma vez que o país é campeão mundial em incidência de raios, sob a perspectiva do fenômeno e diferente do que muitos pensam, não precisa estar chovendo para ocorrer descargas elétricas. 



Elas acontecem quando há uma concentração de cargas positivas e negativas, encontradas no solo e nas nuvens. Os raios ocorrem quando os sinais opostos sem encontram: da nuvem para solo, do solo para a nuvem e entre as nuvens.