HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017, 09h:36

Workshop da Qualidade vai debater novas aplicações do algodão no mundo

REDAÇÃO

O algodão ainda é a principal matéria-prima do denim, tecido utilizado para a fabricação de peças do vestuário que integram o universo do jeanswear, mas, a partir dos anos 1980, o elastano entrou definitivamente em cena, trazendo com ele outras misturas com fios sintéticos, que passaram a conviver com o algodão. Por isso, conhecer as principais tendências da moda no mundo é muito importante para todos os agentes envolvidos com a cadeia produtiva do algodão, especialmente para os cotonicultores.

 

Secom-MT

lavoura de algodão

 Foto ilustrativa

"As novas aplicações do algodão no mundo – tecnologia e inovação" será um dos temas a serem debatidos no V Workshop da Qualidade do Algodão, nesta sexta-feira (dia 18), em Cuiabá. Promovido pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt), o evento trará à capital mato-grossense representantes de vários elos dessa cadeia produtiva, entre eles, Maria José Orione, diretora de Planejamento Estratégico e Marketing da Capricórnio Têxtil, empresa sediada em São Paulo, que é a terceira maior produtora de denim no Brasil.

 

Dona de um vasto currículo no setor têxtil, Maria José está muito feliz com a sua primeira vinda a Mato Grosso, estado que responde atualmente por 67% da produção brasileira de pluma. "Estou nesse mercado há 35 anos e é a primeira vez que terei oportunidade de ver de perto uma fazenda produtora de algodão de Mato Grosso e ter contato mais próximo com o setor responsável pela produção da matéria-prima mais utilizada em nossa empresa", diz.

 

A empresária integrará o grupo de convidados que visitará fazendas e outras unidades produtoras na região de Campo Verde (a cerca de 120 km de Cuiabá). A comitiva, que será liderada pelo consultor do IMAmt, Sérgio Gonçalves Dutra, será recepcionada por Milton Garbugio, ex-presidente da Ampa, e o presidente do Núcleo Regional Centro, Gustavo Berto, entre outros cotonicultores.

 

Em sua apresentação na Mesa 1 do Workshop da Qualidade, que acontecerá na sexta-feira logo após a abertura do evento, marcada para as 8h30, Maria José fará uma breve apresentação sobre a história do jeans, desde a criação revolucionária do blue jeans por Levis Strauss, na segunda metade do século XIX, e abordará as principais tendências da moda.

 

"Temos que considerar também as mudanças geracionais e de comportamento de consumo que levam às novas tendências da moda", comenta Maria José. Segundo ela, apesar da utilização de fios sintéticos no denim (como o elastano), o algodão continua respondendo por aproximadamente 70% da matéria-prima usada na confecção de calças jeans e outros itens do chamado jeans wear.

 

O painel sobre as novas aplicações do algodão no mundo também terá como expositores Vitor Luiz Rambo Junior, diretor presidente da Incofios, e Walter Hamaoka, gerente comercial da Kurashiki do Brasil. Os moderadores serão Alexander Kurre, da ADM, e Rogerio Segura, da Star Colours.

 

Ainda na parte da manhã, às 10h50, terá início a Mesa 2 com o tema "Gestão da umidade ao longo da cadeia produtiva do algodão". Os expositores serão Jean Louis Belot, pesquisador e coordenador do Projeto de Qualidade do Algodão do IMAmt; Jean-Luc Chanselme, diretor técnico da Cotimes do Brasil; João Celso dos Santos, diretor gerente da Orbi Cotton e Renildo Luiz Mion, pesquisador do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis. A moderação ficará a cargo de Dangelo Maschio, da Cooami, e Gilmar Deliberaes, da Cooperbem.

 

Após pausa para o almoço, a última mesa começará às 14h15 e terá a apresentação sobre a Escola de Beneficiamento Ampa/IMAmt e dos cursos e treinamentos a serem realizados. A exposição do tema será feita por Alvaro Salles, diretor executivo do IMAmt; Carlos Eduardo Braguini, gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Rondonópolis, e o ex-presidente da Ampa Milton Garbugio. O moderador será Alexandre Pedro Schenkel, presidente da Ampa