HiperNotícias - Você bem informado

Domingo, 07 de Maio de 2017, 14h:01

Gabinete antes do Café: a cafeteria-bistrô de ambiente intimista e acolhedor

CAMILLA ZENI

Na acolhedora rua 24 de outubro, no centro de Cuiabá, a galeria Vila Maria reserva um cantinho especial e aconchegante meio às construções e barulhos da cidade. O “Gabinete antes do Café”, espaço acolhedor e intimista, é um café-bistrô, que reúne em um único lugar o brega, o chique e o vintage em perfeita harmonia, num espaço destinado a encontros e conversas entre amigos.

 

Arquivo Pessoal

gabinete antes do café

Juliana e Soraia abrem novo café conceitual

Há quatro anos, a publicitária Juliana Albernaz retornava para Cuiabá após uma temporada de moradia no Rio de Janeiro. Quando chegou, a cuiabana começou a atuar em feiras e armazéns com a venda de livros no “Sebo da Juju”. A presença nos meios culturais e feirinhas fez com que seu caminho se cruzasse com o de Soraia Mourão, artista local que produzia bolsas e chapéus feitos à mão. Daquela convivência nasceu uma parceria, que resultou na abertura do restaurante Casinha do Meio, há dois anos.

 

De lá, surgiu depois o Gabinete antes do Café, instalado na Vila Maria em outubro de 2016. O nome inusitado e divertido foi atribuído de forma informal pelos próprios visitantes. Inicialmente, quando o estabelecimento foi instalado na Vila Maria, o café funcionava no cômodo da frente do terreno. No fundo, onde se localiza hoje o Gabinete, ficava o estúdio de um fotógrafo e um pequeno gabinete onde as proprietárias instalaram um bazar, que elas chamam de “espaço desapega”.


Quando os clientes chegavam no local, queriam saber as novidades penduradas nos cabides, e falavam “vamos alí no gabinete antes do café”. Como a frase era recorrente, as proprietárias adotaram o nome para o espaço, criaram um logo e a ideia pegou.

 

O ambiente da Vila Maria foi projetado pela engenheira civil e industrial Thereza Aguiar, proprietária do terreno. “O espaço é feito com madeira de demolição, são madeiras de fazenda”, conta Soraia. A profissional também foi de muita ajuda para as proprietárias, cedendo móveis centenários, como a mesa e o balcão, de sua fazenda para ornar com o ambiente. Os demais itens são incorporações das características pessoais de Juliana e Soraia. São peças oriundas de antiquários, itens pessoais ou peças de artistas, que disponibilizam os objetos para ficarem expostos e serem vendidos.  

 

No café, o ambiente é dividido em três cômodos, sendo o primeiro um pequeno deck ao ar livre, super aconchegante sob árvores e o céu. O segundo, ao entrar no espaço, é uma sala de quadros. Além das peças, outros itens de decoração também ficam expostos, sendo que alguns podem ser adquiridos pelos clientes. É nesse local onde se encontram as mesas onde acontecem os encontros.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

gabinete antes do cafe

 

“É um lugar intimista. A ideia é as pessoas se aconchegarem e se conhecerem melhor. Aqui é um lugar pequeno, não precisa juntar mesa para um grupo grande, porque o ambiente já propõe a ligação entre as pessoas. É um aconchego, de estar em casa e se sentir bem”, explica Soraia.

 

O terceiro espaço, também na parte interna, é uma sala interligada. Alí, além do balcão de comida, fica o sebo, com livros e discos de vinil, a arara do desapega, onde ocorre o bazar, e estantes onde são expostos os chapéus feitos à mão por Soraia. O local também conta com um jogo de sofás e cadeiras, feitos de cocho. 

 

Sobre o estilo do ambiente, “é uma mistura inusitada. Aqui nada faz par justamente para o diferente estar junto”, comenta Soraia. “É difícil ter harmonia de tudo. Mas aqui tem coisa brega, chic, vintage, retrô e moderna, e tudo ao mesmo tempo”, completa Juliana.


Culinária

Aberto das 9h até o horário que o fluxo de cliente permitir, o Gabinete antes do Café possui um menu preparado especialmente para ornar com o ambiente da casa. No espaço, até o menu foi pensado especialmente para combinar com o conceito do local, tendo sido feito a mão pela artista plástica Ruth Albernaz.

 

No cardápio, cafés de todos os jeitos, sejam expressos ou coados. Um item que também sempre agrada aos visitantes é o chá. “Quem vem aqui pela primeira vez tem que provar o chá de lavanda, que é para aguçar e limpar o paladar”, comenta Juliana.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

gabinete antes do cafe

 

O movimento é mais intenso pela manhã e à noite, quando as pessoas procuram o local para um happy hour tranquilo regado a drinks, ou uma noite de vinhos. No entanto, segundo Juliana, o carro chefe dos drinks é o Clericot. “É um frisante com água tônica e frutas vermelhas”, explica. “É um café-adega”, conta Soraia. “Durante o dia tempos o café e a noite temos o vinho, é um conceito”, explica.

 

Durante o almoço o local também é muito procurado. Isso porque o Gabinete oferece um PF especial. A ideia surgiu após as proprietárias ofertarem um prato de almoço para um grupo de amigos. Como havia esse espaço de tempo, entre as 11h e às 14h, livre, surgiu a ideia de acrescentar as refeições ao cardápio da casa. São risostos a R$30, pratos feitos, montados sob encomenda, por R$20, e as proprietárias garantem: “não tem pra quem quer”.

 

Nas quintas e sextas-feiras a casa promove, ainda, o Happy Rock. “Tem rock de vinil. Colocamos acoplados na caixa de som e fica o som ambiente”, explica Juliana, completando que tudo combina com o local e agrada os clientes.


Quem quiser conhecer o Gabinete antes do Café pode curtir a página no Facebook e visitar o espaço na rua 24 de Outubro, n. 566, Vila Maria.