HiperNotícias - Você bem informado

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014, 17h:15

TCU investiga participação da Petrobras em denúncia de suborno, diz jornal

Segundo a denúncia, divulgada na sexta-feira (14), altos funcionários da petrolífera receberam subornos em troca de contratos concedidos à empresa holandesa

PORTAL UOL





O TCU (Tribunal de Contas da União) vai investigar  a participação da Petrobras em denúncia de suborno feita por um ex-funcionário da holandesa SBM offshore, que aluga plataformas petrolíferas para a exploração em águas profundas.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo jornal "Valor Econômico". O TCU não confirma se vai fazer a investigação. Segundo a denúncia, divulgada na sexta-feira (14), altos funcionários da petrolífera receberam subornos em troca de contratos concedidos à empresa holandesa.

IMAGEM DA INTERNET

Ex-funcionário da SBM offshore apontou participação da Petrobras em esquema de suborno

O relatório de denúncia, assinado apenas por FE (ex-funcionário, na sigla em inglês), acusa a SBM de pagar US$ 250 milhões em propinas a autoridades de governos e de estatais de vários países, incluindo o Brasil. O esquema brasileiro ficaria com a maior parte, envolvendo US$ 139,2 milhões, destinados a funcionários e intermediários.

A Petrobras informou na sexta-feira que iria "averiguar a veracidade dos fatos" em investigação interna e que não tinha sido notificada até a data.

No mesmo dia, o PSDB pediu abertura de investigação à Procuradoria Geral da República (PGR) para esclarecer denúncias de corrupção.