HiperNotícias - Você bem informado

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019, 14h:41

Conselho Tutelar de Várzea Grande elege 15 e tem renovação de 60%

REDAÇÃO

Após a primeira votação ter sido cancelada, Várzea Grande elegeu no último domingo (20), 15 conselheiros tutelares da criança e adolescente, que irão tomar posse em janeiro do próximo ano. Dos 147.653 eleitores aptos a votarem, compareceram 21.915 ou 14,90%. Foram 165 votos nulos e 38 brancos.

Divulgação

Conselho Tutelar

Essa foi a segunda eleição unificada dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente do país. Em Várzea Grande, em 6 de outubro a eleição foi suspensa após problemas técnicos.

Já passavam das 4 horas da madrugada, de segunda-feira (21), quando os resultados dos 15 conselheiros e suplentes eleitos pela vontade popular daqueles que foram as urnas e se manifestaram foi divulgada pela Comissão Eleitoral e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Apesar do processo eleitoral ser realizado através do voto eletrônico a apuração se deu voto a voto, o que atrasou a divulgação dos resultados, mas a Comissão Eleitoral ponderou que por se tratar de uma segunda eleição, todos os cuidados foram adotados para validar a vontade do eleitor.

Todos os 14 locais de votação somaram 73 urnas, instaladas em escolas da rede pública estadual e municipal de ensino. Como destaca a secretária de Assistência Social, Flávia Omar, houve toda uma força-tarefa entre as secretarias municipais para fazer dessa eleição um pleito seguro, confiável e pacífico.

“Do começo do mês, quando a eleição foi cancelada, para o pleito de hoje, ampliamos de seis para 14 locais de votação, distribuindo melhor os eleitores por regiões e setores e mobilizamos mais de 550 servidores contra cerca de 200 anteriormente. Divulgamos de todas as formas os pontos de votação, organizamos as salas por iniciais dos nomes dos eleitores. Enfim, um trabalho de bastidores unificado e coeso para trazer para população e aos candidatos a maior transparência e lisura possíveis”, disse.

Dos 15 conselheiros tutelares da criança e adolescente, seis foram reeleitos. Uma titular ficou como suplente e oito são novos membros.

COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES

O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Várzea Grande conta com três unidades do Conselho Tutelar, uma no Centro, outra na região do jardim Glória e outra no Cristo Rei.

A posse dos eleitos deverá acontecer em janeiro de 2020. Agora o processo eleitoral ainda será consolidado pelo Ministério Público em comum acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, analisando todos os fatos que envolveram o processo eleitoral antes de proclamar oficialmente os resultados.

Veja a lista dos eleitos e suplentes: