HiperNotícias - Você bem informado

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019, 07h:50

Onipresente, Lucas Veríssimo só não jogou pelo Santos no Brasileiro por suspensão

CONTEÚDO ESTADÃO
da Redação

No Campeonato Brasileiro, só os cartões tiram Lucas Veríssimo da equipe titular do Santos. Advertido com um amarelo, o seu sexto nesta edição do torneio, na derrota por 2 a 0 para o Atlético Mineiro, domingo, em Belo Horizonte, o zagueiro precisará cumprir suspensão automática e desfalcará o time no clássico com o Corinthians, na arena do rival em Itaquera, pela 28ª rodada, no próximo sábado.

Embora o rodízio nas escalações seja uma constante de Jorge Sampaoli e ele use com frequência outros três zagueiros - Gustavo Henrique, Felipe Aguilar e Luan Peres -, Lucas Veríssimo está em alta com o treinador, tanto que é o jogador da posição mais utilizado pelo argentino no Brasileirão - 24 dos 27 jogos já disputados, todos coo titular.

Lucas Veríssimo, inclusive, nunca foi substituído nesses compromissos. E só não ficou em campo nos 90 minutos de todos eles por ter sido expulso duas vezes, na derrota por 1 a 0 para o Botafogo, em 21 de julho, e na vitória por 2 a 0 sobre o CSA, em 29 de setembro.

Evidentemente, nos jogos seguintes a essas expulsões, Lucas Veríssimo desfalcou o Santos, algo que também aconteceu após alcançar a sua primeira série de três cartões amarelos, curiosamente também após um duelo com o Atlético-MG, o triunfo por 3 a 1 na Vila Belmiro, em 9 de junho. Assim, como havia ocorrido no primeiro turno, Lucas Veríssimo voltará a ficar fora de um clássico contra o Corinthians.

No último domingo, assim como toda a equipe do Santos, Lucas Veríssimo não teve atuação destacada. O zagueiro esteve deslocado para a lateral direita em vários momentos da partida. Mas teve alguma dificuldade na marcação e foi peça nula no campo de ataque.

A ausência de Lucas Veríssimo em mais um clássico contra o Corinthians deverá fazer Gustavo Henrique igualá-lo como zagueiro mais utilizado por Sampaoli no Brasileirão, pois até agora disputou 23 jogos no torneio, um a menos do que o companheiro. E a sua escalação contra o Corinthians parece ser certa.

Assim, resta saber se Sampaoli utilizará contra o Corinthians um sistema tático com três ou dois zagueiros. Independentemente da escolha, Aguilar e Luan Peres despontam como principais candidatos a atuarem ao lado de Gustavo Henrique. E Lucas Veríssimo deverá retornar no compromisso seguinte, em 31 de outubro, contra o Bahia, na Vila Belmiro.

Com a derrota em Belo Horizonte, o Santos parou nos 51 pontos, em terceiro lugar no Brasileirão. Nesta segunda-feira, o elenco vai treinar na Toca da Raposa II, CT do Cruzeiro, antes de voltar para a Baixada.

(Com Agência Estado)