HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 10 de Setembro de 2019, 14h:44

Vídeo mostra novo incêndio destruindo vegetação de Chapada

KHAYO RIBEIRO

Um motorista, que não se identificou, gravou um vídeo mostrando as chamas consumindo a vegetação na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (65 km da Capital). Em determinada parte da filmagem, feita na noite desta segunda-feira (09), é possível ver as chamas quase “invadindo” a pista, de tão próximas da estrada.

Reprodução

queimadas amazonia

 Registro de um dos incêndios no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

No vídeo, de apenas 33 segundos de duração, o motorista mostra uma realidade que tem se tornado cada vez mais comum na Baixada Cuiabana. O clarão das chamas, que, à distância, são precedidas pela fumaça, revela uma paisagem de devastação.

Ao HNT/HiperNotícias, o Corpo de Bombeiros Militar apontou que, desde a tarde de segunda-feira, três militares atuam em uma ocorrência próxima à rotatória do Manso, também na MT-251.

Outras ocorrências

A cachoeira Véu da Noiva, principal e mais procurado ponto turístico do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, foi fechado nesta segunda-feira, 9, por volta das 14 horas por causa das queimadas.

Há pelo menos 15 dias brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, e soldados do Corpo de Bombeiros do Estado lutam contra as queimadas.

Dados apontam que cerca de 13% do parque já foram consumidos pelas chamas. O combate ao fogo fica mais difícil por fatores como o forte calor, baixa umidade do ar e os ventos fortes. O ponto mais crítico das queimadas aconteceu este fim de semana, quando o fogo atingiu o ponto turístico conhecido como Portão do Inferno, às margens da rodovia MT 257, que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães.

Veja a filmagem completa a seguir:

 

Saiba mais sobre o tema a seguir:

https://www.hipernoticias.com.br/politica/apos-aumento-no-registro-de-queimadas-governador-decreta-situacao-de-emergencia/139748

https://www.hipernoticias.com.br/brasil/fogo-consome-13-do-parque-da-chapada-dos-guimaraes-e-fecha-pontos-turisticos/139721

https://www.hipernoticias.com.br/cidades/bombeiros-combatem-incendio-pelo-6-dia-seguido-em-chapada-dos-guimaraes/138787