HiperNotícias - Você bem informado

Sábado, 24 de Agosto de 2019, 08h:28

Gaeco prende sargento acusado de proteger grupo de extermínio

FERNANDA ESCOUTO

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) cumpriu na noite desta sexta (23) o mandado de prisão preventiva contra o sargento da Polícia Militar Berison Costa e Silva, suspeito de participar de fraudes de documentos e sistemas de informações, para acobertar participantes de homicídios em suposto grupo de extermínio investigado na Operação Mercenários.

Alan Cosme/HiperNoticias

Gaeco

 

A prisão de Berison faz parte da Operação Coverage - terceira fase da Mercenários-, deflagrada na última quarta-feira (21). O militar teria ajudado nas fraudes para adulterar a numeração de arma na Superintendência de Apoio Logístico e Patrimônio (Salp) dentro do Comando Geral da Polícia Militar.

Outros militares também são acusados de participar do esquema, o tenente-coronel Marcos Eduardo Paccola, major Alessandro Parreira de Jesus, tenente Thiago Satiro Albino e o tenente Cleber de Souza Ferreira, que foi preso suspeito de facilitar a entrada de um freezer com mais de 80 celulares na Penitenciária Central do Estado (PCE), no mês de junho.

Operação Coverage

De acordo com a Polícia Civil, a pistola 9 mm que pertence ao Cleber, levou a Delegacia Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a investigar a participação do oficial em crimes de homicídios ligados aos inquéritos da operação Mercenários.

A arma foi encaminhada à Perícia Técnica e Identificação Oficial (Politec) pela Polícia Militar, para exame de balística por conta de o tenente ter, em tese, efetuado um disparo de arma durante uma festa junina da Rotam, em 2018. Depois, em 2019, a DHPP pediu perícia em todas as armas calibre 9 mm, que tinham passado pela Politec, nos últimos dois anos, para conexão a eventuais crimes de homicídios.

A Politec constatou em laudos periciais de balística a utilização da pistola em três homicídios consumados e quatro tentativas de homicídios, ocorridos entre os anos de 2015 e 2016.

(Com Assessoria)

Leia mais:

https://www.hipernoticias.com.br/policia//gaeco-cumpre-mandados-de-prisao-contra-4-oficiais-da-policia-militar/137816

https://www.hipernoticias.com.br/policia/justica-mantem-prisoes-de-oficiais-suspeitos-de-fraudarem-origem-de-arma/137916