HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 14h:12

TCE doa livros e gibis para o Projeto Inclusão Literária

DA REDAÇÃO

Com uma caminhonete Rural Willys verde, chamada de 'A Furiosa', um Papai Noel pouco convencional trabalha o ano todo levando livros e brinquedos de presente para crianças e adultos que moram em locais distantes da capital, em regiões como o Pantanal. Foi o amor pela literatura ainda na infância, quando hóspedes do hotel de sua família lhe apresentavam livros, que estimulou o historiador Clóvis de Matos a idealizar o Projeto Inclusão Literária. Ao conhecer esse importante trabalho, o conselheiro interino do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Luiz Henrique Lima, conta que se sentiu sensibilizado.

"É, sem dúvida, uma iniciativa que nos traz muita alegria e esperança, pois ver o trabalho voluntário de um cidadão no incentivo à educação mostra que é possível uma conjugação de esforços entre Poder Público e sociedade em benefício de todos"

"É, sem dúvida, uma iniciativa que nos traz muita alegria e esperança, pois ver o trabalho voluntário de um cidadão no incentivo à educação mostra que é possível uma conjugação de esforços entre Poder Público e sociedade em benefício de todos", afirmou Lima, que representou o TCE na doação de 1.000 exemplares e 300 DVDs da 6ª Edição do gibi "Tribunal em Contas: uma lição de cidadania" e 30 livros de autoria do conselheiro Luiz Henrique Lima, Sementes Republicanas e Construtores de Catedrais, ao projeto Inclusão Literária: Leitura e Cidadania idealizado por Clóvis, que também é conhecido como Papai Noel do Pantanal.

Reprodução/TCE

Tce doa livros

A entrega da doação foi acompanhada pela secretária de Apoio Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Vuolo, e pela secretária de Apoio às Unidades Gestoras, Naíse Godoy de Campos Silva Freire, na manhã do dia 09/08. "O material não poderia vir em melhor momento, pois estou indo para a região do Araguaia e pretendo levar a distribuir em mais de 10 municípios. É muito notável o TCE ter essa preocupação em oferecer informação de uma maneira tão acessível e didática", destacou Clóvis.

O material não poderia vir em melhor momento, pois estou indo para a região do Araguaia e pretendo levar a distribuir em mais de 10 municípios. É muito notável o TCE ter essa preocupação em oferecer informação de uma maneira tão acessível e didática"

O gibi traz uma história em quadrinhos, criada há 13 anos, desenvolvida com o objetivo de estimular os estudantes sobre os valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social. O TCE de Mato Grosso já distribuiu mais de 100.000 exemplares desta historinha para estudantes em todo o Estado. Além disso, a obra esclarece, de forma didática, o funcionamento do Tribunal de Contas. O gibi está disponível no Portal do TCE pela PubliContas .

O Projeto Inclusão Literária surgiu em 2005 quando, com recursos próprios, o historiador comprou a camionete Rural Willys verde, intitulada Furiosa, e uma Kombi. Ele reuniu diversos livros e passou a levar a iniciativa a municípios de Mato Grosso. Além de percorrer Mato Grosso com a Kombi durante todo o ano, Clóvis também é Papai Noel na época do Natal, e já esteve em outros cinco estados: Tocantis, Pará, Bahia, Pernambuco e Goiás.