HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019, 08h:07

O respeito e seu significado

DUMARA VOLPATO*

Divulgação

Dumara Volpato


Você se considera uma pessoa respeitosa? Saberia me dizer o que você faz em atitudes diárias para manter o respeito com as pessoas que convive? Todos nós gostamos de ser respeitados. Em tempos de intolerância, um sinal de consideração é uma luz que aquece o coração. E é sobre isso que conversaremos hoje.

A palavra respeito traz sua origem do latim “respectus” e significa “olhar outra vez”. Literalmente, significa ato de respeitar, ter apreço, consideração. É um dos valores mais importantes nessa caminhada de desenvolvimento humano, uma vez que afeta as nossas relações com outras pessoas.

A pessoa respeitosa dedica um olhar atencioso para aquilo que acontece a sua volta, consegue perceber o mundo além de si mesma, além de suas vontades e valores. Ela considera o que está percebendo e dá atenção para a situação que percebe. Através do respeito, desenvolvemos a capacidade de enxergar o outro como ele é, pois o respeito nos traz um olhar livre de julgamentos e a compreensão de que o outro pode ser diferente de mim e tem o direito de olhar o mundo através de seus olhos.

O respeito está ligado ao amor incondicional e cresce à medida que amamos o outro como a nós mesmos. Assim, para que tenhamos respeito das pessoas, necessariamente precisamos respeitar... Respeitar a nós mesmos, nossa origem e nossa história, e respeitar o outro. À medida que expandimos nosso respeito, somos levados a pensar e, dessa maneira, aumentamos nossa capacidade de entendimento, amadurecemos e passamos a ter atitudes mais ponderadas em relação a condição de cada ser humano.

A pessoa que respeita observa o outro, observa a forma de falar, de agir, a maneira com que o outro percebe o mundo.  Respeitar significa ouvir, considerar sentimentos, acolher a história e a opinião do outro.  Respeitar é não julgar, é não expressar qualquer juízo de valor a respeito da decisão, comportamento ou forma de levar a Vida de outra pessoa.

O que podemos fazer então para ampliar ainda mais nosso respeito?

Primeiramente reconhecer o outro, aceitar as pessoas no seu jeito de ser, dizer sim, você tem direito de ser o que é, na sua forma de pensar, de agir, de sentir. Segundo, ter disposição para ouvir, dar atenção a pessoa quando ela esta falando conosco, olhar nos olhos. Terceiro, considerar os sentimentos do próximo, estar disponível para receber do outro aquilo que ele tem para oferecer. Quarto, considerar que nossas atitudes devem ser controladas para que tenhamos um ambiente mais leve e saudável de convivência. Quinto, para respeitar devemos considerar que a nossa visão a respeito da Vida é apenas uma possibilidade dentre tantas outras existentes.

Quando olhamos para as pessoas com respeito estamos dizendo internamente, sim, eu te aceito do jeito que és e concordo com seu o olhar para a Vida, ainda que veja diferente de mim. Quando respeitamos, conseguimos verdadeiramente nos conectar com o outro em sua essência, firmando relações mais verdadeiras e duradouras. O respeito  é uma atitude necessária para que possamos conviver de forma fraterna e em paz.

Para finalizar, gostaria de citar aqui umas palavras de Bert Hellinger a respeito do assunto:

“Alegro-me com o outro tal como sou; Alegro-me com o outro tal como ele é. Entretanto, o respeito inclui um terceiro elemento, talvez o mais belo. Alegro-me com o fato de que eu sou diferente dele e ele diferente de mim”.

(*) DUMARA VOLPATO é advogada e Terapeuta em Constelação Familiar  com Curso em Hellinger Sciencia pelo Instituto Hellinger do Brasil; Formação em Constelação Familiar pelo Instituto CreSer de Campo Grande – MS; Curso de Aprofundamento em Novas Constelações e Curso de Análise Transacional pelo Instituto de Constelações Familiares Brigitte Champetier; e Praticante Profissional de Cura Reconectiva e Reconexão, pelo The Reconection, Califórnia – EUA. E-mail: [email protected]