HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 17h:36

Após decepção na Liga dos Campeões, Ajax fatura o título do Campeonato Holandês

CONTEÚDO ESTADÃO
da Redação

Uma semana depois de sofrer uma enorme decepção ao ser eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa com uma derrota de virada por 3 a 2 para o Tottenham, sofrendo o gol no último lance, o Ajax teve muito o que comemorar nesta quarta-feira. Fora de casa, o time goleou o De Graafschap por 4 a 1, pela 34.ª e última rodada, e conquistou o título do Campeonato Holandês. Esta é a 34.ª taça nacional da equipe, que não era campeã desde a temporada 2013/2014.

Comandado pelo técnico Erik Ten Hag - que é especulado no Barcelona e no Chelsea para a próxima temporada, mas já declarou que continuará no Ajax -, o time de Amsterdã decepcionou na Europa, mas mostrou a sua força doméstica. Além do Campeonato Holandês, fez a dobradinha com a conquista do título da Copa da Holanda. No último dia 5, em Roterdã, goleou o Willem II por 4 a 0 para ser campeão pela 19.ª vez da competição.

A conquista do Campeonato Holandês estava praticamente garantida antes do jogo desta quarta-feira. No último domingo, o Ajax goleou o Utrecht por 4 a 1 e se aproveitou a derrota do PSV Eindhoven para o AZ Alkmaar para abrir três pontos na liderança e uma diferença de 14 gols no saldo, o primeiro critério de desempate.

Assim, era preciso apenas confirmar o título contra o De Graafschap. Com a vitória, terminou a competição com 86 pontos - contra 83 do PSV Eindhoven, que em casa derrotou de virada o Heracles Almelo por 3 a 1. Em 34 jogos, o time de Amsterdã mostrou a sua força ofensiva ao marcar 119 gols. Nesta quarta-feira, foram dois do maior destaque da equipe, o meia sérvio Dusan Tadic, um de Lasse Schone (em cobrança de falta) e outro do atacante argentino Nicolas Tagliafico.

Apesar de ser campeão holandês e de ter caído apenas nas semifinais da atual Liga dos Campeões, o Ajax não tem vaga garantida na fase de grupos da próxima edição da competição continental. Por causa do ranking dos clubes da Holanda na Uefa, o time de Amsterdã e o PSV Eindhoven terão que jogar uma fase preliminar. Feyenoord, terceiro colocado, e AZ Alkmaar, quarto, jogarão a Liga Europa. O NAC Breda foi rebaixado diretamente, enquanto que Excelsior e De Graafschap disputarão uma repescagem contra equipes da segunda divisão.

(Com Agência Estado)