HiperNotícias - Você bem informado

Domingo, 21 de Abril de 2019, 16h:50

Abandonada há mais de um ano, Casa de Bem-Bem deve ter reforma retomada em abril

KHAYO RIBEIRO

De um passado como ponto de encontro da cuiabania a um presente de escombros, a Casa de Bem-Bem deve ter as obras de restauração retomadas neste mês de abril. Ao HiperNotícias, a Prefeitura de Cuiabá sinalizou que o espaço passa por uma limpeza, que deve culminar em uma visita técnica na próxima semana, a fim de que as obras de restauração sejam retomadas.

Jessica Bachega/HiperNotícias

Casa de Bem-Bem

 

No dia 2 de abril, o prefeito Emanuel Pinheiro assinou uma Ordem de Serviço para retomada das obras na Casa. Conforme divulgado pela prefeitura, a restauração do ambiente será realizada por meio do investimento de R$ 406 mil, oriundos da Fonte 100.

O tradicional espaço da Casa de Bem-Bem aguarda por reformas desde que teve seu processo de revitalização comprometido, em dezembro de 2017, quando fortes chuvas provocaram o desabamento da Casa.

Apesar da importância cultural e histórica do local, somente em dezembro de 2018, quando ocorreu um novo desmoronamento em um dos anexos da casa (um ano depois do primeiro desabamento), é que a Prefeitura anunciou um processo de contratação emergencial para restauração do ambiente.

À reportagem, a Prefeitura afirmou que a gestão buscou os recursos possíveis para a retomada. Contudo, inicialmente, a obra estaria sob responsabilidade do Estado contando somente com a parceria do Executivo municipal.  

“Hoje é um dia glorioso, marcado por importantes momentos para a cultura da nossa cidade. Sabemos da relevância da preservação desses casarões, para que possamos manter vivas nossas raízes. Por isso, não medi esforços, com todos da equipe, para buscar recursos que nos dessem sustentação dessas obras. E mesmo quando não conseguimos os parceiros, fizemos planejamentos e aplicamos recursos próprios. Sabemos o quanto esses patrimônios somam à nossa história de três séculos”, apontou o prefeito na data de assinatura da Ordem de Serviço.