HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019, 12h:42

Cuiabá sediará lançamento da 17ª Semana de Vacinação das Américas

Evento está marcado para a manhã de segunda-feira (22) com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

REDAÇÃO

Na próxima segunda-feira (22.04), Cuiabá sediará o lançamento da 17ª Semana de Vacinação das Américas, realizada entre os dias 22 e 27 de abril. Organizado pelo Ministério da Saúde, pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Organização Mundial de Saúde (OMS), o evento de abertura será às 10h, no Sesc Arsenal, localizado na Rua Treze de Junho, Centro-Sul da capital. 

Mayke Toscano

Vacinação

 

A solenidade contará com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, da diretora da OPAS/OMS, Carissa Etienne, de ministros do exterior e autoridades locais. Também estão previstas as presenças do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).  

A realização do lançamento em Cuiabá foi sugerida pelo secretário Gilberto Figueiredo durante recente encontro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). “Cuiabá abriga as coordenadas do Centro Geodésico da América do Sul, descobertas por Marechal Rondon e confirmadas pelo Exército Brasileiro. Por isso, o Governo do Estado estendeu esse convite ao Ministério da Saúde, que felizmente foi aceito”, explicou.

O evento oportuniza o debate de questões sensíveis para o âmbito da Saúde nas Américas, logo, contemplará assuntos técnicos e de relevância para todos os continentes envolvidos. “É uma ocasião essencialmente importante para o calendário nacional e internacional de Saúde, creio que será muito positivo para Mato Grosso”, avaliou o secretário estadual. 

Imunização

A 17ª Semana de Vacinação das Américas ocorrerá conjuntamente à 8ª Semana Mundial de Imunização. Em Mato Grosso, a Campanha Nacional de Vacinação de 2019 foi lançada no dia 10 de abril e, de acordo com dados da SES-MT, a meta desta edição é vacinar 847.137 pessoas integrantes dos grupos prioritários no Estado.

Além de contemplar os indivíduos com mais de 60 anos de idade, a campanha ofertará vacinas para todos os cidadãos que integram os seguintes grupos prioritários: crianças com faixa-etária entre seis meses e com menos de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Durante o período de vacinação, ainda haverá a atualização do cartão vacinal; a possibilidade é uma forma estratégica de mobilizar os municípios a atingir o nível de cobertura vacinal desejável.

Serviço

Cerimônia de Lançamento da 17ª Semana de Vacinação das Américas.
Onde: Sesc Arsenal, Rua Treze de Junho em Cuiabá.
Quando: Segunda-feira, 22 de abril, às 10h.

Para mais informações, acesse www.saude.gov.br ou entre em contato pelo telefone: (61) 3315-3580.