HiperNotícias - Você bem informado

Sexta-feira, 22 de Março de 2019, 10h:29

Lúdio pede explicações do secretário de Fazenda sobre empréstimo de US$ 250 milhões

Deputado quer saber quais são as exigências do Banco Mundial e quais os impactos nas finanças de Mato Grosso nos próximos governos

REDAÇÃO

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou um requerimento convocando o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, para esclarecer detalhes sobre o empréstimo de US$ 250 milhões que o governo de Mato Grosso pretende contrair junto ao Banco Mundial. O parlamentar quer explicações sobre as exigências feitas pelo Banco Mundial e sobre as vantagens e desvantagens da negociação. Para que o empréstimo seja feito, ele precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa.
 

Karen Malagoli

Deputado Lúdio Cabral

 

“Podem ser exigências pesadas que comprometam a qualidade do serviço público. Temos que falar com o secretário aqui para ele explicar esse empréstimo, para tomarmos uma decisão consistente em plenário”, disse Lúdio. 
 
O governador Mauro Mendes (DEM) informou que tem intenção de usar o novo empréstimo para quitar a dívida atual com o Bank of America, que tem parcelas a serem pagas até 2022. O novo empréstimo seria pago em 20 anos. 
 
“É uma dívida dolarizada, com juros que caem de 5% para 3%, mas se estende por cinco governos, enquanto a dívida atual teria que ser paga até o final do governo Mauro Mendes. O governador contraria o discurso que ele fez contra o governador anterior, de transferir para os próximos governos responsabilidades suas”, disse Lúdio.
 
“Quando esse empréstimo foi feito no Bank of America, em tese era vantajoso porque o dólar estava baixo. Daqui a 20 anos, como estará a situação do dólar no mundo, para que o novo empréstimo seja vantajoso?”, questionou o deputado.
 
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Dilmar Dal’Bosco (DEM), agendou para a próxima terça-feira (26) a participação do secretário Rogério Gallo no colégio de líderes, para que ele explique aos deputados, a portas fechadas, os detalhes do empréstimo. A intenção de Lúdio era ouvir as explicações do secretário em plenário, para que fosse aberto ao público e à imprensa e transmitida pela TV Assembleia.