HiperNotícias - Você bem informado

Sábado, 16 de Março de 2019, 16h:48

Cavalaria da PM recebe reforço de novos policiais

DA REDAÇÃO

Oito novos policiais já estão nas ruas reforçando as ações de segurança desenvolvidas pelo Regimento de Policiamento Montado (RPMon), a Cavalaria, uma unidade especializada da Polícia Militar.

novo soldados.jpg

 

A formatura foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (15.03), na sede da Cavalaria, no Parque de Exposições de Cuiabá (Acrimat). A solenidade, presidida pelo Chefe de Estado Maior da PM, coronel Delvison Cruz, com apresentação e desfile dos formandos e seus cavalos, encantou especialmente as crianças e arrancou aplausos do público.

Depois de aprovados em rigoroso processo seletivo interno, realizado ano passado, no qual avaliou-se conhecimentos teóricos e operacionais, entre outros, os policiais estudaram durante dois meses em período integral. Cada candidato à vaga teve de comprovar competência para atividades especificadas da Cavalaria e habilidades no trato e, claro, amor pelo animal.

O comandante da unidade, major Walmir Barros Rocha, destaca a importância desse reforço nas ações preventivas e de repressão à criminalidade. Rocha lembra que a Cavalaria é uma força suplementar as ações dos batalhões que fazem o policiamento de rotina. “Somamos com as demais ferramentas da Segurança Pública”, pontua.

Como características próprias a Cavalaria tem, por exemplo, a ostensividade, ou seja, a facilidade de ser vista e intimidar a prática criminosa pela presença forte. Outra, como o cavalo representa uma plataforma móvel, permitindo ao policial um campo de visão maior, também pode prevenir crimes ou permitir a prisão de criminosos no ato do crime e/ou acionar com mais rapidez o reforço de outras unidades.

O coronel Carlos Eduardo Pinheiro, comandante do Cesp (Comando Especializado), divisão da PM que reúne as unidades especializadas como Cavalaria, Bope, Rotam, Trânsito e Ambiental, complementa que o policiamento montado chega em lugares que carros e até motos não alcançam, supera estradas ruins e mesmo lugares onde os caminhos nem foram abertos ainda.

Pinheiro observa que a área de atuação da Cavalaria não se restringe a Cuiabá, onde está sediada. A unidade dispõe da infraestrutura para atuar em todo Mato Grosso, conforme a necessidades apresentada. Todavia, sua finalidade e importância são claras em eventos esportivos em estádios, manifestações, eventos com grandes aglomerações como Carnaval, Vinde Vede, entre outros.